FENÔMENOS CIBERCULTURAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PRESENTE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.80785

Abstract

Editorial e apresentação do v. 7 , n. 4, Os Fenômenos da Cibercultura e suas Redes de Docência e Aprendizagem

Author Biographies

Felipe Carvalho, UNESA

Está como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (PPGE/UNESA), linha de pesquisa Tecnologias de Informação e Comunicação nos Processos Educacionais (TICPE). Coordenador do Grupo de Pesquisa em Educação e Cibercultura. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd/UERJ). De 2019 a 2020, foi bolsista de doutorado-sanduíche FAPERJ pela Universidad Complutense de Madrid/Espanha (UCM), e bolsista de doutorado Nota 10 FAPERJ. Atualmente é bolsista de pós-doutorado CNPq pela Universidade Federal de Tocantins (UFT). Colunista de Educação na Revista Horizontes da Sociedade Brasileira de Computação. Editor-gerente da Revista Docência e Cibercultura. É Ad Hoc da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Realiza pesquisas em educação online, formação, informática na educação, didática, diferença, cibercultura.

Tania Lucía Maddalena, UERJ

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Adjunta do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino (DEAE) da Faculdade de Educação da UERJ e do ProPEd/UERJ. Líder do EduStoryLab – Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Membro do GPDOC/UFRRJ.

Marcos Vinícius Dias de Menezes, UFRRJ

Estudante de Letras - Português/Inglês na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Bolsista de Iniciação Científica na FAPERJ, onde exerço minha função como membro e apoio do Grupo Docência e Cibercultura (GPDOC), orientado pela professora Edméa Santos.

Edméa Santos, UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação. Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/, Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br. Coordenadora do GT 16 da Anped (2017-2019; 2019-2021).

Wallace Carriço de Almeida, UFRRJ

Professor Adjunto do Departamento Educação e Sociedade, do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Doutor em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares - PPGEduc UFRRJ. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - ProPEd UERJ, Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, atuo na Coordenadoria deEducação a Distância (CEAD/UFRRJ) e como mediador da disciplina Informática na Educação, do curso de Pedagogia a distância da UERJ, Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) / Consórcio CEDERJ. Sou integrante do GPDOC - Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura e do GPEEC - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Ciberacessibilidade 

Mariano Pimentel, UNIRIO

Doutor em Informática, professor no Departamento de Informática Aplicada da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

References

ALVES, Maria Carolina; CARVALHO, Daniela Franco. ASPECTOS BAKHTINIANOS NA ENUNCIAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VOLTADA PARA ENSINO SUPERIOR NO YOUTUBE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 218-231. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67678. Acesso em 13 dez. 2023.

AMARAL, Mirian Maia do. RESENHA: A PESQUISA COMO HEURÍSTICA, ATO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - EXPERIÊNCIAS TRANSINGULARES COM O MÉTODO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 350-355. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74313. Acesso em 13 dez. 2023.

BREINO, Aristóteles de Paula, COSME, Priscilla Brito, SANDIM, Roberta. CIBERFREIREANA: ATRAVESSAMENTOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 64-73. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73013. Acesso em 13 dez. 2023.

CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Estudar e aprender com o ChatGPT. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 20, 2023. Disponível em: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/11140. Acesso em: 13 dez. 2023.

CAVASSANI, Thiago Bernardo; MARQUES, Rosebelly Nunes. AS CONCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM O MUNDO: CONSIDERAÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TDIC E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 393-408. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69427. Acesso em 13 dez. 2023.

CERDEIRA, Phelipe de Lima; DUARTE, Camilla Xavier; CARRARA, Luana Aranin Cordeiro; PEREIRA, Yasmin Tinoco. NO MEIO DA PANDEMIA, A TERTULIA DE GABRIELA: RELATOS NA CIBERCULTURA PARA VIVER A LITERATURA DE MULHERES. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 285-304. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77216. Acesso em 13 dez. 2023.

CORRÊA, Cintia Chung Marques; MENDONÇA, Monica Cruz Vieira; PEDRO, Vivian Ventura Tomé. RODA DE LEITURA VIRTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 162-180. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66859. Acesso em 13 dez. 2023.

FREITAS, Rafael Almeida de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTES VIRTUAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA: A DINÂMICA DO CIBERESPAÇO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 117-131. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66070. Acesso em 13 dez. 2023.

GARCIA, Alexandra; KLEIN, Rejuany. PROCESSOS FORMATIVOS E OS FAZERESSABERES DOCENTES: CAMINHOS ‘PENSADOSPOSSÍVEIS’ COM OS CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 47-63. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73014. Acesso em 13 dez. 2023.

LIMA, Jades Daniel Nogalha de; KOCHHANN, Andréa. LETRAMENTO HISTÓRICO: O ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA ERA DA INFORMAÇÃO . Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 232-249. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68293. Acesso em 13 dez. 2023.

MACIEL, Eduardo Menegais; PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. TRABALHO DOCENTE E AS TDIC: CONSTATAÇÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ASSENTAMENTO DE SC. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 376-392. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70915. Acesso em 13 dez. 2023.

MANCIO, Geidy Dalia da Costa; VALE-SILVA, Priscila. CIBERCULTURA E O ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM/NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 181-200. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66884. Acesso em 13 dez. 2023.

MARTINS, Shenia Mineiro; GOMES, Cássios Clay Oliveira. INVENTANDO HISTÓRIAS: entre câmeras, conversas e invenções. . Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 336-349. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.79949. Acesso em 13 dez. 2023.

NASCIMENTO, Périklys Wellinson Monteiro; CORDEIRO, Leonardo Zenha Cordeiro. EDUCAÇÕES/FORMAÇÕES E O PENSAR/FAZER FILOSÓFICO: INVENTIVIDADES E POSSIBILIDADES NO CAMPO DA CIBERCULTURA. . Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 74-93. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73977. Acesso em 13 dez. 2023.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT é realmente inteligente? SBC Horizontes, 17 mar. 2023b. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-e-realmente-inteligente/>. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT substituirá professoras e professores? SBC Horizontes, 10 mar. 2023c. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-substituira-professoras-e-professores>. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; AZEVEDO, Viviane; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: a era da autoria híbrida humana/o-IA. SBC Horizontes, 21 mar. 2023a. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/03/chatgpt-a-era-da-autoria-hibrida/. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. ChatGPT: concepções epistêmico-didático-pedagógicas dos usos na educação. SBC Horizontes, 6 jun. 2023. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/06/chatgpt-concepcoes/>. Acesso em: 20 ago. 2023.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. CONVERSAÇÕES EM AULA: UMA ANÁLISE DAS DINÂMICAS CONVERSACIONAIS DE AULAS REMOTAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 94-116. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70782. Acesso em 13 dez. 2023.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe; CHATGPT-4, OpenAI. ChatGPT: potencialidades e riscos para a Educação. SBC Horizontes, 8 maio 2023b. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2023/05/chatgpt-potencialidades-e-riscos-para-a-educacao/>. Acesso em: 20 ago. 2023.

REIS, Leonardo Rangel dos. EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E CAMINHAR UBÍQUO NAS FORMAÇÕES NA/DA/COM (A) CIBERCULTURA NOS COTIDIANOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 27-46. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71676. Acesso em 13 dez. 2023.

SECRETTI, Scheila Simone; MACHADO, Juliana Brandão. FORMAÇÃO DOCENTE E CIBERCULTURA: PERCURSOS LEGAIS E ATUAÇÃO PRÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 132-142. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66699. Acesso em 13 dez. 2023.

SILVA, Adriana Barbosa da. METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COM SUPORTE DE VÍDEOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 201-217. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67597. Acesso em 13 dez. 2023.

SILVA, Ketiuce Ferreira. METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANDANÇAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 356-375. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74062. Acesso em 13 dez. 2023.

SILVA, Victor Ernesto Silveira. EXPLORANDO SENTIDOS E CONHECIMENTOS EM VIDEOGAMES POR MEIO DE UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DA MULTIMODALIDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 265-284. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66819. Acesso em 13 dez. 2023.

TABORDA, Marcia; TAVARES, Lincoln; OLIVEIRA, Rosana; BARBOSA, Alexsandra; REGIS, Caren. A UERJ NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID 19: DILEMAS E DESAFIOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 305-324. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73023. Acesso em 13 dez. 2023.

TORRES, Maria Nayara Oliveira; COSTA, Cristiane Dias Martins da. OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO NÃO PRESENCIAL: RELATOS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE CODÓ-MA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 250-264. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66897. Acesso em 13 dez. 2023.

VELLOSO, Luciana; SANTANA Leila Santos de; SANTOS, Lucia Helena de Andrade; THIAGO, Ana Clara Frey de São. REFLEXÕES SOBRE SOCIABILIDADES MEDIADAS PELO DIGITAL EM REDE (RE) CONFIGURANDO NOSSAS RELAÇÕES. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 143-161. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72402. Acesso em 13 dez. 2023.

VIEIRA, Sebastiao da Silva; SANTOS, Murilo Lacerda. ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 325-335. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66467. Acesso em 13 dez. 2023.

Published

2023-12-13

How to Cite

FELIPE CARVALHO; TANIA LUCÍA MADDALENA; MARCOS VINÍCIUS DIAS DE MENEZES; EDMÉA SANTOS; WALLACE CARRIÇO DE ALMEIDA; MARIANO PIMENTEL. FENÔMENOS CIBERCULTURAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NA EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O PRESENTE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 01–13, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.80785. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/80785. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

Most read articles by the same author(s)