ASPECTOS BAKHTINIANOS NA ENUNCIAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VOLTADA PARA ENSINO SUPERIOR NO YOUTUBE

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67678

Keywords:

YouTube. Videoaulas. Ciências Naturais. Pesquisa Narrativa. Gênero Discursivo. Mikhail Bakhtin.

Abstract

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação são ferramentas emergentes na sociedade multiconectada contemporânea, que possibilitam novos formatos de enunciação científica, como as videoaulas. A partir da experienciação desse produto de consumo na rede e, aliando-se à pesquisa narrativa, refletimos sobre quais aspectos de composição midiáticas estão presentes em quatro canais de videoaulas, da plataforma YouTube, que apresentam conteúdo diverso de Ciências para ensino superior por meio da navegação no site. Reconhecemos nos resultados aspectos estruturais, temáticos e estilísticos que compõem um gênero discursivo bakhtiniano. 

Author Biographies

Maria Carolina Alves, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia/ Mestranda

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação PPGED/UFU. Bolsista CAPES. Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU).

Daniela Franco Carvalho, Universidade Federal de Uberlândia/ Professora assistente

Licenciada em Ciências Biológicas com Doutorado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora no Instituto de Biologia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Integrante do UIVO - Matilha de estudos em criação, arte e vida (UFU)

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Published

2023-12-13

How to Cite

ALVES, Maria Carolina; FRANCO CARVALHO, Daniela. ASPECTOS BAKHTINIANOS NA ENUNCIAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VOLTADA PARA ENSINO SUPERIOR NO YOUTUBE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 218–231, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.67678. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/67678. Acesso em: 2 may. 2025.