NO MEIO DA PANDEMIA, A TERTULIA DE GABRIELA: RELATOS NA CIBERCULTURA PARA VIVER A LITERATURA DE MULHERES

Auteurs-es

  • Phelipe de Lima Cerdeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-9097-8250
  • Camilla Xavier Duarte Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Luana Aranin Cordeiro Carrara Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Yasmin Tinoco Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77216

Mots-clés :

Cibercultura, Fruição Literária, Extensão universitária, Tertúlias Dialógicas Literárias, Escritoras, América Latina

Résumé

O presente artigo toma os relatos de experiências (SUÁREZ, 2021) enquanto pressuposto epistemológico para a produção e disseminação de saberes acadêmicos, promovidos por ‘praticantespensantes’ (OLIVEIRA, 2012). Nesta leitura, nosso objetivo geral é o de valorizar como a “Tertulia de Gabriela” – atividade extensionista criada no auge da pandemia de Covid-19, em 2021 – abriu caminhos outros (MIGNOLO, 2003) para se valorizar a literatura não apenas enquanto direito inalienável (CANDIDO, 2004) e espaço para literaturar (CERDEIRA, 2023), mas como lugar para a criação de artefatos culturais (CERTEAU, 2014), estimulando que os sujeitos possam (se) ler (DUBOIS, 1991; COLOMER, 2001) e (des)ler (BARTHES, 2006). É enaltecido de que forma tais experiências refletem o potencial da cibercultura (LÉVY, 1998; RIBEIRO, 2015) não como lugar de tecnologias estéreis, mas de produção de sentidos e de significados, no qual as “Tertulias Dialógicas Literárias” (PALOMARES RUÍZ; DOMÍNGUEZ RODRÍGUEZ, 2019) constroem novos cotidianos de afetos. Dessa forma, o literário é tomado como exercício de fissura de campos de poder (BOURDIEU, 1990, 2002) e, ao mesmo tempo, como exemplo de como é possível protagonizar a desterritorialização e dessujeitação dos seus participantes (MADDALENA; NOLASCO-SILVA, 2022).

Bibliographies de l'auteur-e

Phelipe de Lima Cerdeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Adjunto do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), no Departamento de Letras Neolatinas, Área de Espanhol. Pós-doutorado em Literatura Comparada, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Letras da UNIOESTE. Doutor em Letras - Estudos Literários pela UFPR. Entre 2017 e 2018, foi bolsista Capes - Programa Internacional de Bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE). Mestre em Letras - Estudos Literários e Licenciado em Letras-Espanhol pela UFPR. Especialista em Língua, Literatura e Tradução em Espanhol pela Universidade Tuiuti do Paraná. Possui também graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2006). Em 2017, participou como professor convidado da Universidad Nacional de Córdoba, na cátedra Teoría y Crítica del Discurso Latino-americano. Como investigador, integra diferentes grupos de pesquisa no Brasil e na Argentina, concentrando a sua produção bibliográfica nas áreas de ficção histórica e, ainda, no ensino e aprendizagem de ELE. Autor de livros didáticos para o ensino de espanhol como língua estrangeira para as séries do Ensino Médio. Em 2019, a sua tese de doutorado recebeu a menção honrosa do Prêmio Dirce Côrtes Liedel, ofertado pela ABRALIC. Em 2016, a sua dissertação de mestrado recebeu o Prêmio ANPOLL de Teses e Dissertações. 

Camilla Xavier Duarte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduada em Letras Português-Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Luana Aranin Cordeiro Carrara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Yasmin Tinoco Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Letras Português-Espanhol pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Références

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Publié-e

2023-12-13

Comment citer

CERDEIRA, Phelipe de Lima; DUARTE, Camilla Xavier; CARRARA, Luana Aranin Cordeiro; PEREIRA, Yasmin Tinoco. NO MEIO DA PANDEMIA, A TERTULIA DE GABRIELA: RELATOS NA CIBERCULTURA PARA VIVER A LITERATURA DE MULHERES. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 285–304, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.77216. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/77216. Acesso em: 18 mai. 2024.