OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO NÃO PRESENCIAL:

RELATOS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE CODÓ-MA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66897

Keywords:

alfabetização, ensino não presencial, residência pedagógica

Abstract

A pesquisa apresenta os relatos de experiência de residentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, do Campus de Codó, assim como identifica e discute as estratégias e caminhos traçados diante dos novos desafios trazidos pela Pandemia do Covid-19. Desse modo, os resistentes responderam a seis perguntas, sendo três abertas e três fechadas através do formulário do googleforms enviando individual no aplicativo de mensagem instantânea, o WhatsApp. Em que relatam que a participação na Residência Pedagógica durante o ensino não presencial foi desafiador e ao mesmo tempo como de grande importância para a formação docente por ter oportunizado o aprendizado do uso das novas tecnologias digitais para lecionar no período da Pandemia do Covid-19. Sendo que inicialmente tiveram dificuldades para manusear as ferramentas digitais para ministrar as aulas e ressaltam a contribuição das formações e oficinas direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDIC no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa

Author Biographies

Maria Nayara Oliveira Torres, Ufma

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Matemática no ensino fundamental- UFMA. Graduada em licenciatura plena em pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão- campus Codó e bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Experiência como professora-monitora voluntária do Programa Mais Educação e Novo Mais Educação nas disciplinas de leitura e produção textual no ensino fundamental anos iniciais da rede pública de Codó, estado do Maranhão. Bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência no período de setembro de 2018 a dezembro de 2019 e Bolsista do Programa Residência Pedagógica de 2020-2021. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre História e Educação de Mulheres (GEPHEM) da UFMA/campus Codó e do grupo de pesquisa Formação docente: letramentos e suas mediações (FORDOC) UFMA/campus Codó. Pesquisa sobre gênero, relações étnico-raciais, identidades femininas e o ensino de Língua Portuguesa. 

Cristiane Dias Martins da Costa, UFMA

Pós-doutora pela Binghamton University, NY/EUA (2018); Doutora em Educação (2013) e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais ? UFMG (2009); onde também realizou sua graduação em Pedagogia (2006). Na UFMG atuou como pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita - CEALE/FaE/UFMG. É Professora Associada da Universidade Federal do Maranhão, lotada no Curso de Pedagogia, Campus Codó. Atualmente faz parte Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica - PPGEEB. Líder do Grupo de Pesquisa em Formação Docente ? FORDOC, tem experiência na docência na Educação Básica e no Ensino Superior, onde desenvolve trabalhos sobre a Literatura Infantil, Formação de Leitores, Alfabetização e Letramento. No Maranhão, desenvolve pesquisas que estão relacionadas a Educação, História e História da Educação, tendo investigado em sua tese de Doutorado os Faróis da Educação do Maranhão. Desde 2011 Coordena Projetos de Extensão e Pesquisa no Campus de Codó. Foi Coordenadora do Projeto PIBID ?A iniciação docente em meio a afrodescendência, à alternância e o ensino formal na zona rural de Codó? até 2014 e Coordenadora de Gestão do PIBID até fevereiro de 2017. Atualmente Coordena o Projeto de Residência Pedagógica no curso de Pedagogia. Entre os anos de 2017 e inicio de 2018, desenvolveu pesquisas de Pós-doutorado na Binghamton University, NY, como Visiting Research Associate no Fernand Braudel Center, New York State, USA, sobre os problemas na alfabetização na Educação Básica de Codó. Em 2019 organizou o livro O PIBID em terras de preto: a iniciação docente em meio às experiências de educação no campo e de educação ambiental em Codó-MA. 

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Published

2023-07-02

How to Cite

MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES; CRISTIANE DIAS MARTINS DA COSTA. OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO NÃO PRESENCIAL: : RELATOS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE CODÓ-MA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 250–264, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.66897. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66897. Acesso em: 1 may. 2025.