OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO NÃO PRESENCIAL:
RELATOS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE CODÓ-MA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66897Keywords:
alfabetização, ensino não presencial, residência pedagógicaAbstract
A pesquisa apresenta os relatos de experiência de residentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, do Campus de Codó, assim como identifica e discute as estratégias e caminhos traçados diante dos novos desafios trazidos pela Pandemia do Covid-19. Desse modo, os resistentes responderam a seis perguntas, sendo três abertas e três fechadas através do formulário do googleforms enviando individual no aplicativo de mensagem instantânea, o WhatsApp. Em que relatam que a participação na Residência Pedagógica durante o ensino não presencial foi desafiador e ao mesmo tempo como de grande importância para a formação docente por ter oportunizado o aprendizado do uso das novas tecnologias digitais para lecionar no período da Pandemia do Covid-19. Sendo que inicialmente tiveram dificuldades para manusear as ferramentas digitais para ministrar as aulas e ressaltam a contribuição das formações e oficinas direcionadas ao uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação-TDIC no processo de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa
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