OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA E SUAS REDES DE DOCÊNCIA E APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.80696Abstract
O presente dossiê compila uma variedade de pesquisas, experiências e práticas pedagógicas derivadas de ambiências formacionais online, resultantes das mediações entre seres humanos e tecnologias digitais em rede. Composto por quinze artigos, três relatos de experiência e duas resenhas sob o título “Os Fenômenos da Cibercultura e suas Redes de Docência e Aprendizagem”, o dossiê proporciona uma representação significativa das investigações desenvolvidas por pesquisadores no âmbito da cibercultura e educação no Brasil.
References
ALVES, Maria Carolina; CARVALHO, Daniela Franco. ASPECTOS BAKHTINIANOS NA ENUNCIAÇÃO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS VOLTADA PARA ENSINO SUPERIOR NO YOUTUBE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 218-231. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67678. Acesso em 13 dez. 2023.
AMARAL, Mirian Maia do. RESENHA: A PESQUISA COMO HEURÍSTICA, ATO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - EXPERIÊNCIAS TRANSINGULARES COM O MÉTODO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 350-355. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74313. Acesso em 13 dez. 2023.
AVELAR, M. S. de; FARIAS, L. A. de.; SANTOS, R. dos. OS FENÔMENOS DA CIBERCULTURA: como as narrativas pandêmicas se entrelaçaram às práticas curriculares de professores de Química da Educação Básica. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 3, p. 1–10, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i3.64679. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/64679 . Acesso em: 11 dez. 2023.
BREINO, Aristóteles de Paula, COSME, Priscilla Brito, SANDIM, Roberta. CIBERFREIREANA: ATRAVESSAMENTOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 64-73. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73013. Acesso em 13 dez. 2023.
CAVASSANI, Thiago Bernardo; MARQUES, Rosebelly Nunes. AS CONCEPÇÕES DOS LICENCIANDOS SOBRE AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA RELAÇÃO DOS SUJEITOS COM O MUNDO: CONSIDERAÇÕES PARA A APROPRIAÇÃO PEDAGÓGICA DAS TDIC E FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 393-408. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.69427. Acesso em 13 dez. 2023.
CERDEIRA, Phelipe de Lima; DUARTE, Camilla Xavier; CARRARA, Luana Aranin Cordeiro; PEREIRA, Yasmin Tinoco. NO MEIO DA PANDEMIA, A TERTULIA DE GABRIELA: RELATOS NA CIBERCULTURA PARA VIVER A LITERATURA DE MULHERES. . Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 285-304. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.77216. Acesso em 13 dez. 2023.
CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. 20. ed. Tradução: Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2012.
CORRÊA, Cintia Chung Marques; MENDONÇA, Monica Cruz Vieira; PEDRO, Vivian Ventura Tomé. RODA DE LEITURA VIRTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 162-180. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66859. Acesso em 13 dez. 2023.
FREITAS, Rafael Almeida de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTES VIRTUAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA: A DINÂMICA DO CIBERESPAÇO. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 117-131. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66070. Acesso em 13 dez. 2023.
GARCIA, Alexandra; KLEIN, Rejuany. PROCESSOS FORMATIVOS E OS FAZERESSABERES DOCENTES: CAMINHOS ‘PENSADOSPOSSÍVEIS’ COM OS CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 47-63. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73014. Acesso em 13 dez. 2023.
LIMA, Jades Daniel Nogalha de; KOCHHANN, Andréa. LETRAMENTO HISTÓRICO: O ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA ERA DA INFORMAÇÃO . Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 232-249. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68293. Acesso em 13 dez. 2023.
MACIEL, Eduardo Menegais; PEREIRA, Ana Maria de Oliveira. TRABALHO DOCENTE E AS TDIC: CONSTATAÇÕES SOBRE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL EM INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ASSENTAMENTO DE SC. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 376-392. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70915. Acesso em 13 dez. 2023.
MADDALENA, T. L.; SKLIAR, C. Narrar la pandemia: una conversación en tiempos de incertidumbre. Periferia, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 18–34, 2022. DOI: 10.12957/periferia.2022.70863. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/periferia/article/view/70863 Acesso em: 11 dez. 2023.
MANCIO, Geidy Dalia da Costa; VALE-SILVA, Priscila. CIBERCULTURA E O ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS DOCENTES COM/NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 181-200. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66884. Acesso em 13 dez. 2023.
MARTINS, Shenia Mineiro; GOMES, Cássios Clay Oliveira. INVENTANDO HISTÓRIAS: entre câmeras, conversas e invenções. . Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 336-349. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.79949. Acesso em 13 dez. 2023.
NASCIMENTO, Périklys Wellinson Monteiro; CORDEIRO, Leonardo Zenha Cordeiro. EDUCAÇÕES/FORMAÇÕES E O PENSAR/FAZER FILOSÓFICO: INVENTIVIDADES E POSSIBILIDADES NO CAMPO DA CIBERCULTURA. . Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 74-93. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73977. Acesso em 13 dez. 2023.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe. CONVERSAÇÕES EM AULA: UMA ANÁLISE DAS DINÂMICAS CONVERSACIONAIS DE AULAS REMOTAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 94-116. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.70782. Acesso em 13 dez. 2023.
REIS, Leonardo Rangel dos. EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E CAMINHAR UBÍQUO NAS FORMAÇÕES NA/DA/COM (A) CIBERCULTURA NOS COTIDIANOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 27-46. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71676. Acesso em 13 dez. 2023.
SANTAELLA, Lucia. Humanos Hiper-híbridos: Linguagens e culturas na segunda era da internet. São Paulo: Paulus, 2021.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-Formação na Cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.
SECRETTI, Scheila Simone; MACHADO, Juliana Brandão. FORMAÇÃO DOCENTE E CIBERCULTURA: PERCURSOS LEGAIS E ATUAÇÃO PRÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 132-142. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66699. Acesso em 13 dez. 2023.
SILVA, Adriana Barbosa da. METODOLOGIAS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO: NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS COM SUPORTE DE VÍDEOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 201-217. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.67597. Acesso em 13 dez. 2023.
SILVA, Ketiuce Ferreira. METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANDANÇAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 356-375. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74062. Acesso em 13 dez. 2023.
SILVA, Victor Ernesto Silveira. EXPLORANDO SENTIDOS E CONHECIMENTOS EM VIDEOGAMES POR MEIO DE UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DA MULTIMODALIDADE. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 265-284. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66819. Acesso em 13 dez. 2023.
TABORDA, Marcia; TAVARES, Lincoln; OLIVEIRA, Rosana; BARBOSA, Alexsandra; REGIS, Caren. A UERJ NO CONTEXTO PANDÊMICO DA COVID 19: DILEMAS E DESAFIOS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 305-324. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73023. Acesso em 13 dez. 2023.
TORRES, Maria Nayara Oliveira; COSTA, Cristiane Dias Martins da. OS DESAFIOS E CAMINHOS PARA ALFABETIZAÇÃO NO ENSINO NÃO PRESENCIAL: RELATOS DE RESIDENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DE CODÓ-MA. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 250-264. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66897. Acesso em 13 dez. 2023.
VELLOSO, Luciana; SANTANA Leila Santos de; SANTOS, Lucia Helena de Andrade; THIAGO, Ana Clara Frey de São. REFLEXÕES SOBRE SOCIABILIDADES MEDIADAS PELO DIGITAL EM REDE (RE) CONFIGURANDO NOSSAS RELAÇÕES. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 143-161. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.72402. Acesso em 13 dez. 2023.
VIEIRA, Sebastiao da Silva; SANTOS, Murilo Lacerda. ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO E PRODUÇÃO DE JOGOS INTERATIVOS DIGITAIS. Revista Docência e Cibercultura, v. 7, n. 4, set.-dez., 2023, p. 325-335. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66467. Acesso em 13 dez. 2023.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Docência e Cibercultura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).