INVENTANDO HISTÓRIAS: ENTRE CÂMERAS, CONVERSAS E INVENÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.79949Resumo
A presente resenha é sobre o Programa de Entrevistas "Inventando Histórias", fruto do projeto de extensão Histórias para Educar, do EduStoryLab - Laboratório de Pesquisa em Histórias, Tecnologias e Educação na Cibercultura. Neste trabalho, mergulhamos nos fundamentos da contação de histórias digitais, apresentando uma resenha dos episódios do programa que compõem a temporada 1: Ficção, Memória e Experiência. Reservamos um espaço especial para o primeiro episódio em língua espanhola, intitulado “Viaje”. Enquanto a “Ficção” emerge como prática de imaginação e criação, a “Memória” é enaltecida como recurso essencial para narrativas contemporâneas. Já a “Experiência” nos convida a uma jornada que transita entre o individual e o coletivo. Ampliando esse panorama, Walter Kohan, no episódio “Viaje”, nos conduz a uma reflexão que transcende o deslocamento físico, abrindo caminhos para uma narrativa pedagógica que passa pela Pedagogia Menina da Pergunta. Em suma, esta resenha destaca um programa de entrevistas, que se inaugura como uma possibilidade de audiovisualização e popularização da ciência e pesquisas no campo educativo.
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