CIBERFREIREANA: ATRAVESSAMENTOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73013

Palavras-chave:

Audiovisual. Tecnologia. Metodologia. Aprendizagem

Resumo

O artigo propõe pensar a acerca da comunicação e educação a partir dos estudos da cibercultura na perspectiva das obras freireanas. A intenção é atualizar os aportes teóricos-metodológicos para pensar a escola em espaços outros, inclinados para a construção da criticidade, do conhecimento transformador. Atravessado pelo audiovisual no contexto da conectividade no fomento e uso pedagógico, além da formação de professores. Como método, tomamos embasamento teórico e bibliográfico acerca da interface do audiovisual focada no diálogo através da comunicação popular. Assim, propomos retomar as obras de Paulo Freire e a contribuição do seu legado para diálogos possíveis, por meio das tecnologias digitais na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Aristóteles de Paula Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Departamento de Educação e Sociedade no Campus Nova Iguaçu da UFRRJ.

Priscilla Brito Cosme, PPGEduc/UFRRJ

Doutoranda em Educação (PPGEduc/UFRRJ).

Roberta Sandim, PPGEduc/UFRRJ

Doutoranda em Educação (PPGEDuc/UFRRJ)

Referências

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

BERINO, Aristóteles de Paula; COSME, Priscilla Brito; SANDIM, Roberta. CIBERFREIREANA: ATRAVESSAMENTOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 64–73, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.73013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73013. Acesso em: 22 maio. 2025.