CIBERFREIREANA: ATRAVESSAMENTOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73013

Keywords:

Audiovisual. Tecnologia. Metodologia. Aprendizagem

Abstract

O artigo propõe pensar a acerca da comunicação e educação a partir dos estudos da cibercultura na perspectiva das obras freireanas. A intenção é atualizar os aportes teóricos-metodológicos para pensar a escola em espaços outros, inclinados para a construção da criticidade, do conhecimento transformador. Atravessado pelo audiovisual no contexto da conectividade no fomento e uso pedagógico, além da formação de professores. Como método, tomamos embasamento teórico e bibliográfico acerca da interface do audiovisual focada no diálogo através da comunicação popular. Assim, propomos retomar as obras de Paulo Freire e a contribuição do seu legado para diálogos possíveis, por meio das tecnologias digitais na contemporaneidade.

Author Biographies

Aristóteles de Paula Berino, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Departamento de Educação e Sociedade no Campus Nova Iguaçu da UFRRJ.

Priscilla Brito Cosme, PPGEduc/UFRRJ

Doutoranda em Educação (PPGEduc/UFRRJ).

Roberta Sandim, PPGEduc/UFRRJ

Doutoranda em Educação (PPGEDuc/UFRRJ)

References

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano - artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001 [original de 1992].

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 57. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Educar com a mídia: novos diálogos sobre educação. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 15.ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2022.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 4 ed., 2008.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed 34, 1999.

SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina - Piauí: Edufpi, 2019.

UNESCO. Educação: da interrupção à recuperação. Paris: Unesco, 2021. Disponível em: https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse.Acesso em: 27 jan. 2023.

Published

2023-12-13

How to Cite

BERINO, Aristóteles de Paula; COSME, Priscilla Brito; SANDIM, Roberta. CIBERFREIREANA: ATRAVESSAMENTOS TECNOLÓGICOS NA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 64–73, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.73013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73013. Acesso em: 1 may. 2025.