METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANDANÇAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74062

Palavras-chave:

Formação continuada de professores. Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Práticas pedagógicas inovadoras. Pandemia. Pesquisa-formação.

Resumo

Este artigo é desdobramento de uma pesquisa cujo objetivo foi refletir sobre possibilidades de a formação continuada de professores em/com metodologias ativas e tecnologias digitais contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, durante e pós-pandemia. Contribuições como as de Gatti (2021), Imbernón (2011), Kenski (2011), Carbonell (2002), Franco (2020), Moran (2018), Macedo (2021), Santos (2014) e outros, foram essenciais para as reflexões construídas. Das andanças resultantes de uma pesquisa-formação, foram evidenciados desafios e possibilidades em relação à apropriação pedagógica dos artefatos digitais, bem como a necessidade de avanços quanto ao uso crítico e criativo desses que, além de recursos, precisam ser reconhecidos como objetos de estudo, consideradas as influências que a cibercultura exerce sobre diversos aspectos de ordens individual e coletiva.

Biografia do Autor

Ketiuce Ferreira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais

Professora na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Ituiutaba. Doutora em Educação, pela Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" (Unesp), campus Araraquara (2022). Mestra em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), especialista em Processos Didático-Pedagógicos para Cursos na Modalidade a Distância (Univesp/2022); em Design Instrucional para EaD Virtual: Tecnologias, Técnicas e Metodologia (Unifei/2009); em Informática na Educação (UFLA/2009) e em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (Uniminas/2008). Graduada em Pedagogia: Docência, Gestão e Tecnologia (Uniminas/2008). Membro dos grupos de pesquisa "GEPDEBS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Docência na Educação Básica e Superior", da Universidade Federal de Uberlândia (MG); e "Formação de professores, cultura digital e aprendizagem", da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Possui experiência docente na educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) e na educação superior (modalidades presencial e a distância).

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

SILVA, Ketiuce Ferreira. METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANDANÇAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 356–375, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.74062. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/74062. Acesso em: 2 dez. 2024.