METODOLOGIAS ATIVAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO DOCENTE: ANDANÇAS DE UMA PESQUISA-FORMAÇÃO NA PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74062Palavras-chave:
Formação continuada de professores. Metodologias ativas. Tecnologias digitais. Práticas pedagógicas inovadoras. Pandemia. Pesquisa-formação.Resumo
Este artigo é desdobramento de uma pesquisa cujo objetivo foi refletir sobre possibilidades de a formação continuada de professores em/com metodologias ativas e tecnologias digitais contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras, durante e pós-pandemia. Contribuições como as de Gatti (2021), Imbernón (2011), Kenski (2011), Carbonell (2002), Franco (2020), Moran (2018), Macedo (2021), Santos (2014) e outros, foram essenciais para as reflexões construídas. Das andanças resultantes de uma pesquisa-formação, foram evidenciados desafios e possibilidades em relação à apropriação pedagógica dos artefatos digitais, bem como a necessidade de avanços quanto ao uso crítico e criativo desses que, além de recursos, precisam ser reconhecidos como objetos de estudo, consideradas as influências que a cibercultura exerce sobre diversos aspectos de ordens individual e coletiva.
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