EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E CAMINHAR UBÍQUO NAS FORMAÇÕES NA/DA/COM (A) CIBERCULTURA NOS COTIDIANOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.71676

Palavras-chave:

Educação da atenção. Caminhar Ubíquo. Cibercultura. Cotidianos.

Resumo

No presente ensaio, pretendemos enlaçar a educação da atenção com a educação online, com o fito de apontar que nunca podemos prescindir dos nossos corpos, sobretudo porque eles consistem em nossa ligação sensível e nossa pertença primeira e primária com o mundo. Problematizando essas questões, o texto de cunho teórico-experiencial, já que se trata de teoria encarnada tecida nos movimentos cotidianos, busca articular a relação mediada com os computadores conectados com alguns movimentos da educação da atenção, explicitando a importância das ambiências na nossa relação primeira com o mundo. Esperamos que tenhamos conseguido apontar que as potências dos diversos usos cotidianos das coisas não se deixam inscrever em nenhum dilema dicotômico, ao invés, nos lançam no mundo, nos encontros em contatos mediados e diretos com outros seres e coisas.

Biografia do Autor

Leonardo Rangel dos Reis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Pós-Doutor em Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais pela ProPEd/UERJ. Mestre e Doutor em Educação pela UFBA. Professor de Sociologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFBA. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT/IFBA. Associado ao Mestrado Profissional em Educação - MPED/UFBA. Participa de projetos nas áreas dos Processos Formativos, Currículo, Educação, Cuidado e Cotidianos, junto aos grupos de pesquisas Redes educativas, fluxos culturais e trabalho docente – o caso do cinema, suas imagens e sons - ProPEd/UERJ, e FORMACCE em aberto -FACED/UFBA. Possui experiências nas áreas: Sociologia da Educação, Teoria Social, Etnografia da Educação e Educação Profissional.

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Publicado

2023-06-27

Como Citar

DOS REIS, Leonardo Rangel. EDUCAÇÃO DA ATENÇÃO E CAMINHAR UBÍQUO NAS FORMAÇÕES NA/DA/COM (A) CIBERCULTURA NOS COTIDIANOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 27–46, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.71676. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/71676. Acesso em: 7 maio. 2024.