RODA DE LEITURA VIRTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66859Resumo
Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da implementação, em ambiente virtual, do projeto de intervenção pedagógica “Roda de leitura: Quem conta um conto supera desafios!”, com alunos do 6º ano de uma escola pública do município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O estudo utilizou a pesquisa-ação como referencial metodológico (TRIPP, 2005), tendo como objetivo principal descrever e analisar o processo de planejamento, implementação e avaliação do referido projeto que buscou ampliar os horizontes literários, sociais e digitais dos estudantes, durante o período de ensino remoto, devido à pandemia de COVID-19. Para tanto, fizemos uma releitura dos estudos de Rildo Cosson (2021) sobre letramento literário e de Jauss (1979) sobre a teoria da Estética da Recepção e desenvolvemos sequências didáticas, correlacionando-as ao Método Recepcional, proposto por Bordini e Aguiar (1993). Para organizar didaticamente as atividades, utilizamos diferentes ferramentas tecnológicas aplicadas em ambiente virtual, por meio de metodologias ativas (BACICH, 2018). Como resultado deste projeto de intervenção pedagógica, verificamos que, a partir da formação de rodas de leitura virtuais, os educandos demonstraram consciência da ampliação de horizontes tanto literários quanto sociais e digitais. Sendo assim, as considerações finais deste estudo apontam para o amadurecimento de discussões e propostas acerca das experimentações com a leitura literária na escola e a utilização de ferramentas tecnológicas na educação.
Palavras-chave: Roda de leitura virtual. Metodologias ativas. Letramento literário
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