RODA DE LEITURA VIRTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66859

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos a partir da implementação, em ambiente virtual, do projeto de intervenção pedagógica “Roda de leitura: Quem conta um conto supera desafios!”, com alunos do 6º ano de uma escola pública do município de Juiz de Fora, em Minas Gerais. O estudo utilizou a pesquisa-ação como referencial metodológico (TRIPP, 2005), tendo como objetivo principal descrever e analisar o processo de planejamento, implementação e avaliação do referido projeto que buscou ampliar os horizontes literários, sociais e digitais dos estudantes, durante o período de ensino remoto, devido à pandemia de COVID-19. Para tanto, fizemos uma releitura dos estudos de Rildo Cosson (2021) sobre letramento literário e de Jauss (1979) sobre a teoria da Estética da Recepção e desenvolvemos sequências didáticas, correlacionando-as ao Método Recepcional, proposto por Bordini e Aguiar (1993). Para organizar didaticamente as atividades, utilizamos diferentes ferramentas tecnológicas aplicadas em ambiente virtual, por meio de metodologias ativas (BACICH, 2018). Como resultado deste projeto de intervenção pedagógica, verificamos que, a partir da formação de rodas de leitura virtuais, os educandos demonstraram consciência da ampliação de horizontes tanto literários quanto sociais e digitais. Sendo assim, as considerações finais deste estudo apontam para o amadurecimento de discussões e propostas acerca das experimentações com a leitura literária na escola e a utilização de ferramentas tecnológicas na educação.

Palavras-chave: Roda de leitura virtual. Metodologias ativas. Letramento literário

Biografia do Autor

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis

Possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente. Linha em que desenvolve pesquisas no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Católica de Petrópolis: Linha 01: Instituições Educacionais, Políticas Públicas, Práticas Educativas

Monica Cruz Vieira Mendonça, Universidade Católica de Petrópolis

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e membro do Grupo de Estudos em Educação, Cultura e Contemporaneidade (GRECCA/UCP). Especialista em psicopedagogia, graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora, com Licenciatura em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora e pedagoga pela UNINTER. Possui experiência em psicopedagogia e como professora efetiva da Rede Municipal de Ensino de Juiz de Fora, exerceu vasta trajetória na docência de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Apoio Pedagógico de Anos Finas na Escola Municipal Cecília Meireles. Lá assumiu a direção escolar entre os anos 2012 e 2017. Atuou na Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora na Supervisão de Mediação e Acompanhamento ao Educando (2019-01/2021) e, atualmente, desenvolve suas atividades no Centro de Atendimento Educacional Especializado de Juiz de Fora e na Sala de Leitura da Escola Municipal Cecília Meireles.

Vivian Ventura Tomé Pedro, Universidade Católica de Petrópolis

Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis. Pós-graduada em Educação transformadora: Pedagogia, fundamentos e práticas, pela Pontifícia Universidade Católica/RS. Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa, pela Universidade Gama Filho/SP. Graduada em Letras (Português/Literaturas), pela Universidade Estácio de Sá/RJ (bacharelado e licenciatura plena). Graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela FACHA/RJ. 

 

Referências

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

CORRÊA, Cintia Chung Marques; MENDONÇA, Monica Cruz Vieira; PEDRO, Vivian Ventura Tomé. RODA DE LEITURA VIRTUAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 162–180, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.66859. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66859. Acesso em: 4 maio. 2024.