EXPLORANDO SENTIDOS E CONHECIMENTOS EM VIDEOGAMES COM UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DA MULTIMODALIDADE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66819

Palavras-chave:

Videogames. Multimodalidade. Ensino. Aprendizado. Letramento.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir a potencialidade dos videogames para o ensino e aprendizado por meio da expressão de sentidos em sua multimodalidade. Partindo de uma pesquisa qualitativa documental e utilizando um instrumento de análise de mídia fundamentado na concepção de Cope e Kalantzis (2020) sobre a gramática da multimodalidade. Esta pesquisa demonstrou por meio da investigação do jogo eletrônico Final Fantasy VII Remake, como conhecimentos sobre meio ambiente, geopolítica, organização urbana, exploração de recursos naturais e desigualdades sociais são expressos nas diversas formas e funções de sentido que constituem o jogo. A expressão destes sentidos e conhecimentos no jogo encontra respaldo nas ideias de Gee (2003) e Shaffer (2005) que defendem que os videogames são contextos que promovem o desenvolvimento de conhecimento e, portanto o aprendizado. Estas ideias também encontram eco em Bogost (2007) e Zacchi (2020) de modo que todos estes estudiosos apontam para uma revisitação o que se considera alfabetização/letramento levando-se em consideração todas as mudanças sociais promovidas pela popularização de mídias digitais e eletrônicas tal qual o videogame.  Esta revisitação, portanto, se faz necessária para que haja a superação de modelos tradicionais e restritivos de espaços de ensino e aprendizado.

Biografia do Autor

Victor Ernesto Silveira Silva, Instituto Federal Baiano campus Catu

Graduado em Letras/Inglês pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) campus VI; Mestre em Estudos de Linguagem pela Uneb campus I e Doutorando em Letras pela Universidade Federal de Sergipe. É professor de Língua Inglesa do IF Baiano, campus Catu e atua dos ensinos médio e superior. Leciona também Alfabetização Científica no curso de especializaçãoem Educação Científica e Popularização das Ciências no IF Baiano, campus Catu, e faz parte do Grupo de Pesquisa em Educação Científica (Gpec). Possui trabalhos científicos na área de Formação de Professores de Inglês e no incentivo a Iniciação Científica em estudos de Línguas Estrangeiras. A maioria de seus trabalhos se fundamenta nos referenciaisda Linguística Aplicada, mas também permeiam a Linguística de Corpus e o Letramento Científico. Em 2020 tem se interessado no Letramento Visual em textos multimodais da cultura contemporânea como animes, videogames, filmes e imagens visuais

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Publicado

13-12-2023

Como Citar

SILVEIRA SILVA, Victor Ernesto. EXPLORANDO SENTIDOS E CONHECIMENTOS EM VIDEOGAMES COM UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DA MULTIMODALIDADE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 265–284, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.66819. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66819. Acesso em: 22 maio. 2025.