EXPLORANDO SENTIDOS E CONHECIMENTOS EM VIDEOGAMES COM UMA ANÁLISE BASEADA NA GRAMÁTICA DA MULTIMODALIDADE
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66819Palavras-chave:
Videogames. Multimodalidade. Ensino. Aprendizado. Letramento.Resumo
Este trabalho tem como objetivo discutir a potencialidade dos videogames para o ensino e aprendizado por meio da expressão de sentidos em sua multimodalidade. Partindo de uma pesquisa qualitativa documental e utilizando um instrumento de análise de mídia fundamentado na concepção de Cope e Kalantzis (2020) sobre a gramática da multimodalidade. Esta pesquisa demonstrou por meio da investigação do jogo eletrônico Final Fantasy VII Remake, como conhecimentos sobre meio ambiente, geopolítica, organização urbana, exploração de recursos naturais e desigualdades sociais são expressos nas diversas formas e funções de sentido que constituem o jogo. A expressão destes sentidos e conhecimentos no jogo encontra respaldo nas ideias de Gee (2003) e Shaffer (2005) que defendem que os videogames são contextos que promovem o desenvolvimento de conhecimento e, portanto o aprendizado. Estas ideias também encontram eco em Bogost (2007) e Zacchi (2020) de modo que todos estes estudiosos apontam para uma revisitação o que se considera alfabetização/letramento levando-se em consideração todas as mudanças sociais promovidas pela popularização de mídias digitais e eletrônicas tal qual o videogame. Esta revisitação, portanto, se faz necessária para que haja a superação de modelos tradicionais e restritivos de espaços de ensino e aprendizado.
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