LETRAMENTO HISTÓRICO: O ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA ERA DA INFORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.68293

Palavras-chave:

Ensino de História. Consciência Histórica. Informação.

Resumo

O presente artigo busca trazer à tona um olhar crítico aos conceitos de letramento e letramento histórico atrelando-o ao ensino de História à luz da consciência histórica na era da informação. Uma abordagem conceitual e crítica dos termos destacando que o seu entendimento está em construção e sujeito à constantes disputas. Asseverando que há, tendências predominantes em sua compreensão e sugerindo uma proposta pluralista de letramento histórico, em que o mesmo ocorre na relação com diferentes instâncias sociais, culturais e históricas. Assim, argumenta a aplicação de letramentos no ensino de História baseando-se nas múltiplas formas de ensinar e aprender na atualidade. Destacando-se a problemática: “Como desenvolver o letramento histórico no ensino História à luz da consciência histórica na era da informação?” O objetivo foi o de analisar os desafios e implicações existentes no ensino de História envolto à abundância de informações na sociedade contemporânea. Neste sentido, os objetivos específicos são o de analisar os letramentos e letramento histórico como prática de ensino e (re)pensar o ensino de história na construção da consciência histórica na atualidade. O estudo se aproxima do método do materialismo, utilizando referências teóricas e epistemológicas para compreensão da temática, fazendo-se valer de fontes bibliográficas para a sua sustentação. Para discussão teórica foi elencado autores como Soares (2002; 2003; 2009), Rojo (2012), Kleiman (2005), no debate a respeito de letramento, Lee (2006), Rüsen (2001) e Strett (2007) na discussão de letramento histórico, Burke (2017) no conceito de informação e Ribeiro e Anastácia (2006) sobre o ensino de História.

Biografia do Autor

Jades Daniel Nogalha De Lima, Universidade Estadual de Goiás

Mestrando do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias, UEG – GO, Professor de História, SEEDF, DF. Membro do GEFOPI – Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade
Lattes: http://lattes.cnpq.br/6923892837955066

Andréa Kochhann, Universidade Estadual de Goiás

Pós-Doutora em Educação (PUC/GO). Doutora em Educação (UnB/DF). Mestra em Educação (PUC/GO). Especialista em Docência Universitária (UEG/GO). Pedagoga (UEG/GO). Docente do Programa de Pós-Graduação Em Gestão, Educação e Linguagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG/GO) e Coordenadora do GEFOPI (Grupo de Estudos em Formação de Professores e Interdisciplinaridade). ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6852-073X Lattes: http://lattes.cnpq.br/9974100649588217 E-mail: andreakochhann@yahoo.com.br

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

DE LIMA, Jades Daniel Nogalha; KOCHHANN, Andréa. LETRAMENTO HISTÓRICO: O ENSINO DE HISTÓRIA À LUZ DA CONSCIÊNCIA HISTÓRICA NA ERA DA INFORMAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 232–249, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.68293. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/68293. Acesso em: 19 maio. 2024.