EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTES VIRTUAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA: A DINÂMICA DO CIBERESPAÇO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66070

Palavras-chave:

Informação e Comunicação, Meio Ambiente, Realidade virtual, Tecnologias Digitais.

Resumo

Busco discutir a relação entre Educação Ambiental e os Ambientes Virtuais, ancorado em fundamentos da Educação Crítica, da Educação Ambiental e das Tecnologias Digitais. Investiguei a Educação Ambiental em três diferentes Ambientes Virtuais: (I) Jornais; (II) Revista científica; (III) Rede social. Os resultados indicam maior expressividade da Educação Ambiental em Revistas Científicas e na Rede Social, em comparação aos Jornais. Destaco a importância de uma apreensão crítica das Tecnologias Digitais, assim como da Educação Ambiental no Ambiente Virtual. E concluo pela existência de uma relação entre Educação Ambiental e os Ambientes Virtuais, no contexto da cibercultura.

Biografia do Autor

Rafael Almeida de Freitas, Universidade do Estado de Minas Gerais/Professor do Ensino Superior

Doutorando em Educação. Mestre em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores. Licenciado em Química. Professor de Ciências da Natureza no Departamento de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

FREITAS, Rafael Almeida de. EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AMBIENTES VIRTUAIS NA PERSPECTIVA CRÍTICA: A DINÂMICA DO CIBERESPAÇO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 117–131, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.66070. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66070. Acesso em: 29 abr. 2024.