PROCESSOS FORMATIVOS E OS FAZERESSABERES DOCENTES: CAMINHOS ‘PENSADOSPOSSÍVEIS’ COM OS CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73014

Keywords:

Processos formativos. Narrativas. Redes de saberes.

Abstract

O presente artigo busca trazer reflexões sobre os caminhos ‘pensadospossíveis’ para criar “Educações” no atual contexto em que o período que vivenciamos da pandemia da Covid-19 deixou marcas em todo o cenário educacional, marcas essas que também mobilizaram criações diante das contingências, pois, esse período também nos mostrou algumas potencialidades nos processos de ensino, aprendizagem e de formação. Partindo dessa premissa, nosso objetivo com esse texto é abordar alguns aspectos para pensar as relações entre os saberes que ao longo de nossas trajetórias vão sendo tecidos e que compõem as redes com as quais produzimos os currículos e as existências das escolas a cada dia. Partindo do campo das pesquisas com os cotidianos e do trabalho com narrativas docentes vamos provocar ponderações sobre como a incompletude do saber pode nos impulsionar a tecer novos saberes, perceber a potência das narrativas docentes e tecer algumas considerações a respeito dos processos que nos formam e o modo como nesses processos vamos tecendo as nossas redes de conhecimento. Dialogaremos entre outros, com contribuições de Certeau (2013) a respeito das táticas dos praticantes, Moreira (2015) no que se refere às narrativas docentes no processo de formação e Santos (2019, 2020) com conceitos relativos à justiça social, justiça cognitiva, ao saber e ao corazonar.  O artigo buscou refletir quanto aos saberes docentes em diálogo com  as narrativas em processos de pesquisa e formação para tecer redes de conhecimento e processos formativos de formas mais coletivas e partilhadas na docência e entre escolas-universidade.

 

PALAVRAS-CHAVE: Processos formativos. Narrativas. Redes de saberes.

Author Biographies

Alexandra Garcia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2010), possui Mestrado em Educação pela mesma universidade (2003). É Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Formação de Professores da UERJ (PPGedu/FFP) e do PROPEd-UERJ. Procientista (UERJ) e Jovem Cientista do Nosso Estado. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículo e Cotidiano e Formação de Professores, principalmente nos seguintes temas: formação de professores, pesquisa, cotidiano, currículo e cultura. Líder do Grupo de Pesquisa “Diálogos Escolas-Universidade: Processos Formativos, Currículos e Cotidianos”.  Vice-líder do Grupo de Pesquisa “Cotidiano Escolar e Currículo” E-mail: alegarcialima@hotmail.com

Rejuany Nora Klein da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ) na linha de pesquisa Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Possui graduação em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2011). Especialização em Gestão Educacional pela FAMATH - Faculdades Integradas Maria Thereza (2014) e em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Candido Mendes (2020). Atuou como professora de Educação Infantil. Atualmente é Orientadora Pedagógica na Educação Infantil, em turmas do 1º ano do Ensino Fundamental I e no Ensino Fundamental II. Membro do Grupo de Pesquisa Diálogos Escolas-Universidade: processos formativos, currículos e cotidianos (UERJ).

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Published

2023-12-13

How to Cite

GARCIA, Alexandra; REJUANY NORA KLEIN DA SILVA. PROCESSOS FORMATIVOS E OS FAZERESSABERES DOCENTES: CAMINHOS ‘PENSADOSPOSSÍVEIS’ COM OS CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 47–63, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.73014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73014. Acesso em: 19 may. 2024.