FORMAÇÃO DOCENTE E CIBERCULTURA: PERCURSOS LEGAIS E ATUAÇÃO PRÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66699

Palavras-chave:

Formação de professores, Cibercultura, Tecnologias Digitais

Resumo

O presente artigo discorre sobre o contexto educacional na contemporaneidade e as implicações das normativas legais da formação de professores e a docência na cibercultura.  Também  tratadas inovações tecnológicas e seus reflexos na educação, situando a relação entre o acesso à tecnologia digital e a formação do professor para o trabalho docente, sobretudo, de forma remota em período de pandemia. Para análise sobre o tema, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, reunindo informações importantes sobre o contexto educacional e as tecnologias.  A pesquisa traz reflexões sobre a problemática da formação de professores para o trabalho docente na cibercultura, explanando como têm acontecido o envolvimento das tecnologias digitais nos estudos, pesquisas e práticas docentes, de modo a proporcionar espaços de construção da fluência digital aos professores para o trabalho docente. O investimento na formação docente, o acesso à tecnologia e a valorização do trabalho do professor estão relacionados à qualidade do ensino.

 

Biografia do Autor

Scheila Simone Secretti, UNIPAMPA

Licenciada em Artes Visuais pela Unijui, Especialista em Metodologia da Arte e Gestão do Trabalho Pedagógico: orientação e supervisão escolar, Coordenadora do Polo Regional de ensino Superior a Distância de Sobradinho, Discente de pós-graduação, Universidade Federal do Pampa, Campus Jaguarão. E-mail: scheilasecretti.aluno@unipampa.edu.br

Juliana Brandão Machado, UNIPAMPA

Doutora em Educação. Professora do Programa da Pós-graduação e Educação da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). E-mail: julianamachado@unipampa.edu.br

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

SECRETTI, Scheila Simone; MACHADO, Juliana Brandão. FORMAÇÃO DOCENTE E CIBERCULTURA: PERCURSOS LEGAIS E ATUAÇÃO PRÁTICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 132–142, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.66699. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66699. Acesso em: 3 maio. 2024.

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