FORMAÇÃO DOCENTE E CIBERCULTURA: PERCURSOS LEGAIS E ATUAÇÃO PRÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.66699Palavras-chave:
Formação de professores, Cibercultura, Tecnologias DigitaisResumo
O presente artigo discorre sobre o contexto educacional na contemporaneidade e as implicações das normativas legais da formação de professores e a docência na cibercultura. Também tratadas inovações tecnológicas e seus reflexos na educação, situando a relação entre o acesso à tecnologia digital e a formação do professor para o trabalho docente, sobretudo, de forma remota em período de pandemia. Para análise sobre o tema, utilizou-se a metodologia da pesquisa bibliográfica, reunindo informações importantes sobre o contexto educacional e as tecnologias. A pesquisa traz reflexões sobre a problemática da formação de professores para o trabalho docente na cibercultura, explanando como têm acontecido o envolvimento das tecnologias digitais nos estudos, pesquisas e práticas docentes, de modo a proporcionar espaços de construção da fluência digital aos professores para o trabalho docente. O investimento na formação docente, o acesso à tecnologia e a valorização do trabalho do professor estão relacionados à qualidade do ensino.
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