RESENHA: A PESQUISA COMO HEURÍSTICA, ATO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - EXPERIÊNCIAS TRANSINGULARES COM O MÉTODO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74313

Palavras-chave:

Pesquisa universitária. Experiência heurístico-formacional. Projeto de pesquisa. Construção de saberes.

Resumo

Este texto traz a opinião da resenhista sobre a obra de Roberto Sidney Macedo, supramencionada, na qual a pesquisa é por ele entendida como heurística, ato de currículo e (trans)formação universitária, que se  realiza de forma singular, vinculada à universidade, sua história e cultura acadêmica. Nessa perspectiva, o  o conteúdo desenvolvido pelo autor é descrito, de modo objetivo, pela resenhista, que interpreta e apresenta, com base em argumentos, o seu ponto de vista sobre o mesmo, concluindo pela relevância desse livro para todos aqueles que se interessam por pesquisas não ‘engessadas”, que têm como ponto crucial a experiência heurístico-formacional na construção dos saberes na educação universitária.

Biografia do Autor

Mirian Maia do Amaral, Fundação Getulio Vargas

Doutora e Mestre em Educação com concentração em Tecnologia da Informação e da Comunicação, pela Universidade Estácio de Sá. Pós-doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura do Programa de Pós-graduação em Educação (PROPED GPDOC-UERJ, atual Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE e -UFRJ) , do Grupo de Pesquisa Educação e Cibercultura do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE- EDUCIBER-UERJ) e do Grupo de Pesquisa Sociabilidades, Cibercultura e Educação (SOCIb - FEBF-UERJ. Atua como docente, orientadora e avaliadora de TCC, de cursos MBA do Programa FGV Management.  Palestrante e consultora, em instituições e empresas públicas e privadas. Autora de livro, capítulos de livro e artigos diversos em sua área de especialização e afins. 

 

Referências

MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, 166 p.

NÓVOA, Antônio. Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, 2015, IIª série, nº 3.

Downloads

Publicado

2023-12-13

Como Citar

AMARAL, Mirian Maia do. RESENHA: A PESQUISA COMO HEURÍSTICA, ATO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - EXPERIÊNCIAS TRANSINGULARES COM O MÉTODO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 350–355, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.74313. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/74313. Acesso em: 6 maio. 2024.