RESENHA: A PESQUISA COMO HEURÍSTICA, ATO DE CURRÍCULO E FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA - EXPERIÊNCIAS TRANSINGULARES COM O MÉTODO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2023.74313Keywords:
Pesquisa universitária. Experiência heurístico-formacional. Projeto de pesquisa. Construção de saberes.Abstract
Este texto traz a opinião da resenhista sobre a obra de Roberto Sidney Macedo, supramencionada, na qual a pesquisa é por ele entendida como heurística, ato de currículo e (trans)formação universitária, que se realiza de forma singular, vinculada à universidade, sua história e cultura acadêmica. Nessa perspectiva, o o conteúdo desenvolvido pelo autor é descrito, de modo objetivo, pela resenhista, que interpreta e apresenta, com base em argumentos, o seu ponto de vista sobre o mesmo, concluindo pela relevância desse livro para todos aqueles que se interessam por pesquisas não ‘engessadas”, que têm como ponto crucial a experiência heurístico-formacional na construção dos saberes na educação universitária.
References
MACEDO, Roberto Sidnei. A pesquisa como heurística, ato de currículo e formação universitária: experiências transingulares com o método em ciências da educação Campinas, SP: Pontes Editores, 2020, 166 p.
NÓVOA, Antônio. Carta a um jovem investigador em Educação. Investigar em Educação Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Portugal, 2015, IIª série, nº 3.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Docência e Cibercultura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).