EDUCAÇÕES/FORMAÇÕES E O PENSAR/FAZER FILOSÓFICO: POSSIBILIDADES E NECESSIDADES COM AS INVENTIVIDADES NO CAMPO DA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2023.73977

Palavras-chave:

Ciberespaço, cibercultura e educação. Inteligência Coletiva. Educação e Ética Hacker.

Resumo

As tecnologias digitais e a cibercultura como campos de sentidos e conhecimentos, tem fomentado modificações significativas nos processos educativos/formativos. Estamos diante da emergência de um novo paradigma educacional, apontado como “Paradigma da navegação” (LÉVY, 2010a), o qual aparece com mediações outras para além daquela entre educando e educador, no qual os saberes se tecem em coletivo, com a mediação digital. Tais constituições são importantes para espalhar e popularizar diversos tipos de saberes, como os filosóficos, que contribuem para o pensar/fazer crítico e transformativo. O objetivo deste trabalho é apontar a importância das modificações no campo da criação e recriação de saberes proporcionados pelo ciberespaço e como contribuem para o espalhamento de conhecimentos filosóficos. Outro ponto tocado pelo trabalho é a importância dessas inventividades para a construção e fortalecimento da cultura democrática no Brasil a partir de práticas educativas para além da lógica escolar, ainda que esta seja muito importante. A filosofia nesse contexto ganha novas possibilidades e inventividades com os novos dispositivos da cibercultura, os quais apontam para a necessidade de saber navegar nos oceanos digitais e da construção de identidades cada vez mais complexas.

Biografia do Autor

Périklys Wellinson Monteiro Nascimento, UFPA

Educador e estudante de pós-graduação Stricto sensu. Graduado em Pedagogia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Pará. Especialista em Docência do Ensino Superior (Faculdade Focus). Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) da Universidade Federal do Pará (UFPA) - Campus Universitário do Tocantis Vinculado ao grupo de pesquisa Gràos (Experiências Educativas mediadas pelas TDIC). Contato: wellmont9@gmail.com. Lattes:https://lattes.cnpq.br/1195373120909145.


Colocar esse como primeiro autor

Leonardo Zenha Cordeiro, Professor Universidade federal do Pará

Professor adjunto na Universidade Federal do Pará do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ UFPA) e do Programa de Pós-Graduação Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB). Vinculado ao grupo de pesquisa Gràos (Experiências Educativas mediadas pelas TDIC). Contato: leozenha@ufpa.br. Lattes:http://lattes.cnpq.br/2632651097546086.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

NASCIMENTO, Périklys Wellinson Monteiro; CORDEIRO, Leonardo Zenha. EDUCAÇÕES/FORMAÇÕES E O PENSAR/FAZER FILOSÓFICO: POSSIBILIDADES E NECESSIDADES COM AS INVENTIVIDADES NO CAMPO DA CIBERCULTURA . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 7, n. 4, p. 74–93, 2023. DOI: 10.12957/redoc.2023.73977. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/73977. Acesso em: 1 maio. 2024.