Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Início
Arquivos
Equipe Editorial
Submissões
TEMPLATES
Sobre a Revista
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 11 n. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
v. 11 n. 3 (2025): Formação Docente, Educação Infantil e Arte: Mobilizar Sentidos, Desvelar Belezas
Publicado:
14-11-2025
EXPEDIENTE
1-3
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.95180
EDITORIAL
Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
4-6
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.95181
PENSAR-FAZER FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL: CULTIVANDO BELEZAS, REFINANDO SENTIDOS
Luciana Esmeralda Ostetto, Adrianne Ogêda Guedes, Luciane Germano Goldberg
7-21
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.95182
dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas
FORMAR EDUCADORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA ATRAVÉS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E EXPRESSIVAS. UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE PALERMO
Elena Mignosi
22-45
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94597
FORMAÇÃO ESTÉTICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CÍRCULO DE ESTUDO E PESQUISA FIAR
José Firmino de Oliveira Neto, Carla Andréa Corrêa, Daiane Francisco de Medeiros
46-67
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94411
FRESTAS PARA (RE)ENCANTAR CORPOS D[IS/O]CENTES: POR UMA EDUCAÇÃO QUE LECIONE ANDORINHAS
Michelle Dantas Ferreira, Adrianne Ogêda, Edilane Oliveira da Silva
68-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94710
OS REPERTÓRIOS CULTURAIS NA TESSITURA DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Lizyane Francisca Silva dos Santos Locatelli, Monica Fantin
85-108
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94125
EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA COMO ESCOLHAS DE INCURSÃO AO CAMPO DE PESQUISA
Ana Cláudia Oliveira Freitas, Fabiana Souto Lima Vidal
109-128
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94113
O QUE PODE A EDUCAÇÃO INFANTIL APRENDER COM ARNO STERN SOBRE ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA?
Luciane Germano Goldberg
129-152
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94535
ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL E REGGIO EMILIA: FIOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS PARA PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Xênia Froes da Motta, Luciana Ostetto
153-171
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.93749
MESA DE BISBILHOS ESCONDIDOS
MIRIAN CELESTE FERREIRA DIAS MARTINS, Renata Queiroz de Moraes Americano
172-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94561
DANDARA PRESENTE! NARRATIVAS TEATRAIS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL
Alexandre Santiago da Costa, Jakeline Alencar Andrade
186-202
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94554
VASCULHAR A MEMÓRIA, ANDAR PELO CÉU, SONHAR COM AS MÃOS: ALIANDO CRIAÇÃO, INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE
Priscilla Menezes de Faria, Raíssa Cortat, Virna da Silva Bemvenuto
203-221
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94424
FEITURAS DE ENCANTAMENTOS NA DIMENSÃO TRANSFORMADORA DOS ARTISTAS E BRINCANTES
Prof. Dr. Dimir Viana, Prof. Dra. Márcia Strazzacappa
222-240
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94379
MÚSICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: O CORPO, A VOZ E A ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DO SENSÍVEL
Wasti Silvério Ciszevski Henriques, Adrianne Ogêda Guedes, Maria Clara de Lima Santiago Camões
241-259
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94708
O OLHAR TEM VERTIGENS: A MEDIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL NA ESCUTA DO EU-COLETIVO
Adriana de Freitas Pardal
260-274
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.93356
ATRAVESSAR TERRITÓRIOS DEMARCADOS: SOBRE A DOCÊNCIA COM CRIANÇAS, QUE HISTÓRIAS AS PROFESSORAS PEDAGOGAS CONTAM AO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS?
Henrique Lima Assis
275-295
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94271
Entrevistas
É PRECISO OLHAR PARA ONDE A CRIANÇA OLHA! UMA CONVERSA COM ANA ANGÉLICA ALBANO SOBRE ARTE, PEDAGOGIA, FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO INFANTIL
Graziela Ferreira de Mello, Rosvita Kolb Bernardes
296-307
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94281
Relatos de experiências
NO ENCONTRO COM ESTUDANTES DE PEDAGOGIA: PARTILHA POÉTICA COM INFÂNCIAS, NATUREZA E FOTOGRAFIA
Michele Costa Pereira
308-320
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94246
DA LINHA À ESCULTURA: ARTE CONTEMPORÂNEA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO LIBERDADE EXPRESSIVA DAS CRIANÇAS
Cassia Calandrini Ribeiro
321-331
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94426
GRITANDO ALMA: PERCURSOS ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Laís Vilela Gomes
332-343
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94276
“AS BORBOLETAS DO PARQUE SÃO AMARELAS ”: UMA ITINERÂNCIA PELO PROCESSO DE METAMORFOSE COM UMA TURMA DE INFANTIL V
Leandro da Silva Pereira Junior, Janice Débora de Alencar Batista de Araújo, Ana Maria Monte Coelho Frota
344-356
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94429
BRINCADEIRAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MIUDEZAS EM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE
Mariana Soares Dantas
357-369
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94288
QUANDO A TERRA E A ARTE SE ENCONTRAM: DIÁLOGOS ENTRE ARTE, NARRATIVA, FORMAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA-ARTISTA
FRANCISCA PALOMA ALMEIDA VITAL, LUCIANE GERMANO GOLDBERG
370-382
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94498
O DESENHO COMO VIA DE ACESSO AO UNIVERSO INFANTIL
Josy Holanda
383-393
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94499
Resenhas
SOBRE FORMAÇÃO ESTÉTICA DOCENTE: POÉTICAS (CON)FIADAS NA PESQUISA,NO ENSINO E NA EXTENSÃO
José Firmino de Oliveira Neto
394-402
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.95027
Demanda contínua
TRILHANDO CAMINHOS PARA A LIBERDADE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
Erica Pereira dos Santos Nascimento, Ana Gabriela Saba de Alvarenga
403-418
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82471
INVESTIGAÇÃO NARRATIVA EM CONVERSA: EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DE VIVER, PESQUISAR E NARRAR
Lilian da Silva Ney, Débora Medeiros do Amaral, Aline Machado Dorneles
419-438
PDF
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82527
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave
Financiamento
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários