O DESENHO COMO VIA DE ACESSO AO UNIVERSO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94499

Resumo

Este texto traz um relato de experiência sobre a pesquisa de campo de uma professora da Educação Infantil, realizada durante o curso do mestrado profissional em Artes na Universidade Federal do Ceará - UFC, no programa ProfArtes. O objetivo geral foi compreender quais as contribuições do desenho infantil (Meredieu, 2000; Derdyk, 2020) para o processo (auto)biográfico das crianças da Educação Infantil, buscando identificar como narram suas próprias histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Minayo, 2002), cujo percurso metodológico foi a abordagem (auto)biográfica (Delory Momberger, 2008; Goldberg, 2016; Passeggi, 2014, 2021). Para a elaboração dos desenhos, foi construído um “ateliê de artes” dentro da própria instituição. Os encontros aconteceram no Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Martins de Aguiar, localizada na cidade de Fortaleza - CE; pertencente à Rede Municipal de Educação. Para análise foram (a)colhidos registros fotográficos, observações no diário de itinerância (Barbier, 2002), os desenhos e as narrativas orais das crianças. As crianças trouxeram importantes revelações em seus relatos; por exemplo, a influência que o mundo digital tem na vida e na formação delas, um verdadeiro alerta para que educadores e cuidadores, estejam atentos sobre que conteúdos elas estão consumindo. Sintetizando, percebemos o quanto esse espaço de escuta é importante para as crianças, pois elas falaram bastante sobre seu cotidiano, suas famílias, histórias, conflitos, desejos e sonhos. Comprovou-se com essa experiência o quanto o desenho pode configurar como uma via de acesso ao universo infantil.

Palavras-chave: desenho infantil; autobiografismo; educação infantil; escola pública; narrativas de vida.

Biografia do Autor

Josy Holanda, Universidade Federal do Ceará- UFC

Mestre em Arte (2024), pelo Programa de Mestrado Profissional em Artes, pela Universidade Federal do Ceará. Com Pós-Graduação latu sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Ateneu (2012) e possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002). Atualmente é servidora pública atuando como professora na Prefeitura Municipal de Fortaleza, desde 2010. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil.

Downloads

Publicado

14-11-2025

Como Citar

HOLANDA BEZERRA, Josenaide. O DESENHO COMO VIA DE ACESSO AO UNIVERSO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 383–393, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94499. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94499. Acesso em: 18 nov. 2025.