O DESENHO COMO VIA DE ACESSO AO UNIVERSO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94499Resumo
Este texto traz um relato de experiência sobre a pesquisa de campo de uma professora da Educação Infantil, realizada durante o curso do mestrado profissional em Artes na Universidade Federal do Ceará - UFC, no programa ProfArtes. O objetivo geral foi compreender quais as contribuições do desenho infantil (Meredieu, 2000; Derdyk, 2020) para o processo (auto)biográfico das crianças da Educação Infantil, buscando identificar como narram suas próprias histórias. Trata-se de uma pesquisa qualitativa (Minayo, 2002), cujo percurso metodológico foi a abordagem (auto)biográfica (Delory Momberger, 2008; Goldberg, 2016; Passeggi, 2014, 2021). Para a elaboração dos desenhos, foi construído um “ateliê de artes” dentro da própria instituição. Os encontros aconteceram no Centro de Educação Infantil (CEI) Professor Martins de Aguiar, localizada na cidade de Fortaleza - CE; pertencente à Rede Municipal de Educação. Para análise foram (a)colhidos registros fotográficos, observações no diário de itinerância (Barbier, 2002), os desenhos e as narrativas orais das crianças. As crianças trouxeram importantes revelações em seus relatos; por exemplo, a influência que o mundo digital tem na vida e na formação delas, um verdadeiro alerta para que educadores e cuidadores, estejam atentos sobre que conteúdos elas estão consumindo. Sintetizando, percebemos o quanto esse espaço de escuta é importante para as crianças, pois elas falaram bastante sobre seu cotidiano, suas famílias, histórias, conflitos, desejos e sonhos. Comprovou-se com essa experiência o quanto o desenho pode configurar como uma via de acesso ao universo infantil.
Palavras-chave: desenho infantil; autobiografismo; educação infantil; escola pública; narrativas de vida.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Josy Holanda

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















