INVESTIGAÇÃO NARRATIVA EM CONVERSA: EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS DE VIVER, PESQUISAR E NARRAR
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82527Resumo
Neste artigo, assumimo-nos protagonistas da nossa prática educativa como narradoras dos nossos cotidianos de vida como espaçotempo de construção de conhecimentos, experiências, garantia de direitos humanos e saberes. Contamos sobre nossas trajetórias como educadoras-pesquisadoras na Universidade (XXXXX), sob a perspectiva dos estudos com os cotidianos apresentado por Nilda Alves, Regina Leite Garcia, Carlos Ferraço, e outros, que nos educam sobre as produções de conhecimento de contextos educativos; das narrativas (auto)biográficas, trazendo como aportes, Clandinin e Connelly, Porta, Suárez; assumindo os princípios da conversa como dispositivo metodológico para narrar nossas histórias, construídas no acesso à direitos. Nossas tramas são narradas e apresentam compreensões e reflexões sobre a educação, sobre formas outras de educar e viver a universidade e a escola, possibilitando a vivência de pesquisas outras, marcadas por uma investigação-vida, atenta a liberdade de ensinar, aprender e pesquisar. Assim, documentamos narrativamente, assumindo a escrita (auto)biográfica como um processo investigativo. Assim, contamos nossos enredamentos pessoais, profissionais e denunciamos o quanto aprendemos sobre direitos humanos em nossos cotidianos educacionais e investigativos.
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Copyright (c) 2025 Lilian da Silva Ney, Débora Medeiros do Amaral, Aline Machado Dorneles

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