OS REPERTÓRIOS CULTURAIS NA TESSITURA DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94125Resumo
Com o objetivo de analisar as produções culturais nas práticas pedagógicas da Educação Infantil, o artigo discute aspectos de uma pesquisa de mestrado desenvolvida entre 2018- 2020 e seus desdobramentos formativos. Fundamentada em referenciais teóricos dos estudos da infância, da cultura e da mídia-educação e com abordagem qualitativa de caráter exploratório, a pesquisa realizou um mapeamento das produções culturais oferecidas às crianças a partir da aplicação de um questionário aos docentes da Rede Municipal de Educação de Florianópolis/SC, com posterior Rodas de Conversa on-line antes e durante a pandemia de Covid-19. A análise das propostas pedagógicas mencionadas pelas participantes da pesquisa revelou a presença de atividades ligadas à música, à brincadeira, à contação de histórias e ao uso de audiovisuais no cotidiano infantil, sempre transversalizadas pela dimensão da participação das crianças e dos usos das mídias e tecnologias. A reflexão sobre os repertórios culturais apresentados às crianças e sua ampliação na perspectiva do hibridismo cultural, das múltiplas linguagens e das mediações educativas deu pistas para diversas propostas formativas. Após a conclusão da pesquisa, destacamos alguns desdobramentos no âmbito da formação docente na Rede Municipal de Florianópolis e num Curso de Pedagogia, sinalizando seu potencial formativo em diálogo também com projetos de extensão artísticos e culturais, além da participação na Elaboração de Documentos Orientadores da Prática Pedagógica, entre outros que deram visibilidade à importância da arte e da cultura na infância e na formação docente.
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