EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA COMO ESCOLHAS DE INCURSÃO AO CAMPO DE PESQUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94113

Resumo

O presente artigo constitui um desdobramento da pesquisa “Entre Conversas e Visualidades: as práticas em Artes Visuais na Educação Infantil em instituições públicas da cidade de Guanambi – BA”, desenvolvida no PPGAV UFPB/UFPE. A pesquisa, realizada com seis professoras da Educação Infantil, problematizou a formação estética das pedagogas, considerando que a nutrição estética e as vivências com/no campo da arte refletem diretamente nas práticas pedagógicas com as crianças da pré-escola e, consequentemente, em suas primeiras experiências com o campo artístico. Em nossa incursão teórico-metodológica, elegemos as Conversas como Metodologia de Pesquisa e buscamos Insights da Metodologia Artística de Pesquisa baseada na Fotografia. No recorte aqui apresentado, discutimos uma proposta de nutrição estética a partir da experiência com a proposição Caminhando de Lygia Clark e a elaboração de uma produção visual. Para as análises, utilizamos o Método de Interpretação dos Sentidos, o qual permitiu compreender que as professoras reconhecem a falta de convívio com as artes como fator limitador da percepção de que o conhecimento também passa pelos sentidos. Além disso, evidenciou-se que a formação docente na Licenciatura em Pedagogia ainda é carente de discussões, experiências e diálogos com o campo das artes, o que aponta a urgente necessidade de aproximação entre os campos de conhecimento da Pedagogia e da Arte, de modo a ampliar a possibilidade de outros modos de pensar, ver, fazer, conhecer e praticar o ensino da arte na educação infantil.

Biografia do Autor

Fabiana Souto Lima Vidal, Universidade Federal de Pernambuco

Docente CAp/UFPE e do PPGAV UFPE/UFPB. Doutora em Educação/UFPE. Editora-chefe da Rev. Cadernos de Estudos e Pesquisa na Educação Básica. Líder do GPECAE e integrante da Rede de Rep. da FAEB.

Docente de Artes Visuais e Diretora do Colégio de Aplicação da UFPE (2024). Docente do Programa Associado de Pós-Graduação em Artes Visuais UFPE/UFPB. Doutora em Educação pela UFPE (2016); Mestre em Educação - UFPE (2011); Especialista em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas - UnB (2006); Licenciatura em Educação Artística/Artes Plásticas - UFPE (2005). Líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (GPECAE). Integrante da Rede de Rep. da FAEB.

Downloads

Publicado

14-11-2025

Como Citar

OLIVEIRA FREITAS, Ana Cláudia; SOUTO LIMA VIDAL, Fabiana. EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO ESTÉTICA COMO ESCOLHAS DE INCURSÃO AO CAMPO DE PESQUISA. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 109–128, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94113. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94113. Acesso em: 11 dez. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas