FEITURAS DE ENCANTAMENTOS NA DIMENSÃO TRANSFORMADORA DOS ARTISTAS E BRINCANTES
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94379Resumo
Com o propósito de investigar e analisar a relevância dos artistas e brincantes na formação inicial e contínua de professores e professoras da educação infantil, foi elaborada a tese de doutorado Pedagogia de artistas e brincantes: um olhar sobre a formação de docentes para a educação infantil a partir de uma escola pública (VIANA, 2023). A pesquisa adotou abordagem etnográfica, incorporando elementos da pesquisa-ação, e envolveu imersão em ambientes que possibilitaram interação direta com profissionais da arte e do brincar. Foram observadas práticas desses artistas em contextos variados, incluindo produções acadêmicas e não acadêmicas, e analisadas ações formativas presenciais que servem de referência para o desenvolvimento de práticas pedagógicas. O estudo demonstrou que os artistas e brincantes atuam como feitores de encantamentos, promovendo experiências lúdicas e estéticas que estimulam o desenvolvimento criativo e autônomo de futuros docentes da primeira infância, mesmo diante dos desafios de integração aos cursos de Pedagogia. O referencial teórico enfatizou a centralidade da criança e das múltiplas linguagens expressivas (OSTETTO et al., 1999), o valor lúdico e cultural do brincar (HUIZINGA, 2007; PIORSKI, 2016) e a dramatização e os jogos como instrumentos pedagógicos (BOAL, 2004, 2009; SPOLIN, 2008; KOUDELA, 2009; SLADE, 1978). Os resultados indicam que a atuação dos artistas e brincantes enriquece o repertório pedagógico das professoras e configura uma pedagogia própria, centrada no encantamento. Essa pedagogia emerge da experiência, da estética e da ludicidade, articulando tradição e inovação na formação docente e consolidando uma abordagem transformadora, sensível e significativa para a educação infantil.
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