TRILHANDO CAMINHOS PARA A LIBERDADE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.82471Resumo
Este trabalho apresenta o relato de experiência de duas educadoras comprometidas com a Educação em/para os direitos humanos. De olhos abertos ao contexto social e para a importância deste campo, o texto destaca a relevância de uma abordagem educacional sensível e comprometida com e a partir do fortalecimento de narrativas territoriais. Apoiada nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, as práticas aqui socializadas conectam-se com a concepção de Educação como prática de liberdade, conforme proposto por Paulo Freire e bell hooks. Trazemos para a discussão a realização de atividades inseridas no contexto de uma instituição de educação não formal, que atua com crianças e jovens da periferia do Rio de Janeiro. O objetivo é salientar a formação de sujeitos conscientes de sua dignidade e reflexivos sobre seus direitos. A partir do retorno dos educandos e das reflexões (re)contruídas, percebe-se o fortalecimento de narrativas como uma importante ferramenta para a vivência dos direitos humanos e consequente prática de liberdade.
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Copyright (c) 2025 Erica Pereira dos Santos Nascimento, Ana Gabriela Saba de Alvarenga

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