TRILHANDO CAMINHOS PARA A LIBERDADE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.82471

Resumo

Este trabalho apresenta o relato de experiência de duas educadoras comprometidas com a Educação em/para os direitos humanos. De olhos abertos ao contexto social e para a importância deste campo, o texto destaca a relevância de uma abordagem educacional sensível e comprometida com e a partir do fortalecimento de narrativas territoriais. Apoiada nas Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, as práticas aqui socializadas conectam-se com a concepção de Educação como prática de liberdade, conforme proposto por Paulo Freire e bell hooks. Trazemos para a discussão a realização de atividades inseridas no contexto de uma instituição de educação não formal, que atua com crianças e jovens da periferia do Rio de Janeiro. O objetivo é salientar a formação de sujeitos conscientes de sua dignidade e reflexivos sobre seus direitos. A partir do retorno dos educandos e das reflexões (re)contruídas, percebe-se o fortalecimento de narrativas como uma importante ferramenta para a vivência dos direitos humanos e consequente prática de liberdade.

Biografia do Autor

Erica Pereira dos Santos Nascimento, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda em Ciências Humanas - Educação pela PUC-Rio, Pedagoga (2015) e Mestra em Educação (2021) pela mesma universidade. Educadora em/para Direitos Humanos, tem experiência docente na área do Ensino Fundamental I e II. Participou do Programa de Intercâmbio Acadêmico na Universidad Autônoma de Madrid - Espanha (2014). Atualmente é integrante do Grupo de Estudo sobre Cotidiano, Educação e Culturas (GECEC-PUC/Rio). Pesquisa juventudes, processos formativos e interculturalidade/decolonialidade.

Ana Gabriela Saba de Alvarenga, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Memória Social (2021) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Educação (2013) e Graduada em História (2010) pela Universidade Federal Fluminense. Em 2017 e 2018 cumpriu estágio docente na disciplina de Antropologia dos Museus, na graduação da Escola de Museologia da UNIRIO. Atualmente é docente externa do Programa de Pós-graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPACS/UFRRJ) e integrante do Grupo de Pesquisas sobre Cotidiano, Educação e Cultura(s) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (GECEC/ PUC Rio). Professora e elaboradora de oficinas com a temáticas de pesquisa: Memórias, Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial. Educadora em projetos de Educação Patrimonial voltados para professores e alunos da rede pública em diversos munícipios do estado do Rio de Janeiro. Consultora na elaboração, desenvolvimento e finalização de projetos de Educação Patrimonial em relação ao Patrimônio Cultural Brasileiro, especialmente na área da Arqueologia.

Downloads

Publicado

14-11-2025

Como Citar

NASCIMENTO, Erica Pereira dos Santos; SABA DE ALVARENGA, Ana Gabriela. TRILHANDO CAMINHOS PARA A LIBERDADE: PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO EM/PARA OS DIREITOS HUMANOS NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS E JOVENS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 403–418, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.82471. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/82471. Acesso em: 18 nov. 2025.