ATRAVESSAR TERRITÓRIOS DEMARCADOS: SOBRE A DOCÊNCIA COM CRIANÇAS, QUE HISTÓRIAS AS PROFESSORAS PEDAGOGAS CONTAM AO PROFESSOR DE ARTES VISUAIS?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94271Resumo
A finalidade deste artigo é socialização da pesquisa “Que histórias contam as professoras pedagogas de Jataí, Goiás, para o professor de Artes Visuais do curso de Pedagogia? Experiências estéticas, memórias e narrativas”, que integra a experiência de Estágio Pós-Doutorado em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Jataí. A pesquisa consiste em oportunizar que o professor-pesquisador atravesse o território demarcado da Pedagogia, aproximando de professoras pedagogas nascidas em Jataí e licenciadas em Pedagogia pela mesma instituição, para, por meio de rodas de conversa, produzir memórias em formato cartas, sobre as experiências que as tornaram nas professoras pedagogas que são. Tendo sido aprovada pelo Comitê de Ética e em processo de formação do grupo de professoras-narradoras, o professor-pesquisador segue, curioso, devaneando sobre as histórias que as professoras pedagogas jataienses narrarão. As narrativas enfatizarão as experiências formativas docentes ou discentes vividas em suas casas, ou na cidade, ou na universidade ou nas escolas onde trabalham ou trabalharam? E de quais maneiras contribuirão para a compreensão do professor-pesquisador sobre desenvolvimento da Pedagogia Jataiense como campo de fazeres, saberes e sabores? Nas considerações finais, a crença de que ao produzir uma narrativa de uma experiência é igualmente uma experiência - uma experiência afetiva, reflexiva e poética, portanto, formativa e transformativa - é confirmada.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Henrique Lima Assis

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















