GRITANDO ALMA: PERCURSOS ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94276

Resumo

Este relato de experiência apresenta um percurso formativo vivenciado em um Centro de Educação Infantil, no extremo leste paulistano, articulando planejamento e formação estética. Com inspiração na canção Anima de Milton Nascimento, a narrativa evidencia a importância do planejamento para (re)criar outros modos de fazer/viver a formação de professoras(es) na Educação Infantil, o que pressupõe intencionalidade e compromisso ético, político e estético. O texto descreve a importância de cultivar momentos de estudos que convidem cada professora e/ou professor a perceber o mundo com atenção aos detalhes, amplificando a experiência da docência. Os percursos compartilhados revelam, e afirmam, que a formação estética possibilita reconexões com a infância, a reflexão crítica sobre o planejamento educativo e a construção e fortalecimento de um coletivo sensível, comprometido com as crianças e as belezas inerentes às suas experiências cotidianas.

Downloads

Publicado

14-11-2025

Como Citar

VILELA GOMES, Laís. GRITANDO ALMA: PERCURSOS ESTÉTICOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 332–343, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94276. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94276. Acesso em: 18 nov. 2025.