“AS BORBOLETAS DO PARQUE SÃO AMARELAS ”: UMA ITINERÂNCIA PELO PROCESSO DE METAMORFOSE COM UMA TURMA DE INFANTIL V
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94429Resumo
O presente relato de experiências busca apresentar, refletir e tecer discussões sensíveis, a partir de um conjunto de ações desenvolvidas por uma turma de infantil V, em um Centro de Educação Infantil (CEI) no município de Fortaleza/CE. Como mote poético, estético e sensível, tivemos as “borboletas amarelas do parque” como nossas guias, nos oportunizando uma jornada conversadeira, artística e brincante. Por meio de suas asas, embarcamos em uma pedagogia da escuta e das relações (Malaguzzi, 2016), exercitamos variadas linguagens expressivas infantis (Gobbi; Pinazza, 2014) e nos debruçamos na literatura infantil (Carle, 2011). Com esse movimento de “flanar”, pudemos cultivar e se conectar com as hipóteses, as teorias e as sensibilidades que meninos e meninas compartilharam em roda, em brincadeira e em expressividade. Por isso, consideramos que a escuta às crianças, tecida em um cotidiano pedagógico horizontal, é fonte para a criação de experiências com significado, abertura e (trans)mutação na Educação Infantil (EI).
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