O QUE PODE A EDUCAÇÃO INFANTIL APRENDER COM ARNO STERN SOBRE ARTE NA PRIMEIRA INFÂNCIA?
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94535Resumo
A questão enunciada no título – O que pode a Educação Infantil aprender com Arno Stern sobre arte na primeira infância? – é uma provocação e, ao mesmo tempo, uma sinalização da busca empreendida para identificar contribuições do arte/educador Arno Stern (1924-2024) para a Educação Infantil. No campo da arte/educação é considerado um dos expoentes da “livre expressão”. O profundo respeito que nutria pelas crianças e seu processo criador levou-o a fundar o ateliê Closlieu, um “local abrigado”, de liberdade e não julgamento, para a expressão espontânea através da pintura. Observamos, entretanto, que suas proposições e concepções – como o “jogo de pintar”, desenvolvido por mais de 70 anos com crianças, jovens e adultos, em Paris – ainda são desconhecidas no Brasil, não figurando entre os fundamentos da arte na Educação Infantil e na formação docente para as infâncias. Atravessando o desconhecimento, no contato com sua obra, capturamos princípios e proposições ainda atuais, para se pensar a arte na primeira infância. Na busca, testemunhamos que Stern não estava preocupado em ensinar técnicas de pintura, tampouco desejava deixar as crianças à própria sorte, como supõe o termo em francês, tão conhecido, laissez faire, reportado na crítica à “livre expressão”. Ele estava dedicado a “servir” às crianças e, desse compromisso, derivam princípios da sua prática: escuta, atenção, cuidado e, sobretudo, respeito às crianças e sua expressão através da arte, tão ordinariamente sufocada na primeira infância.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Luciane Germano Goldberg

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















