MÚSICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: O CORPO, A VOZ E A ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DO SENSÍVEL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94708

Resumo

Este artigo une vozes e corpos a um movimento de escuta compartilhada, assumindo a relação entre música, infância e educação como mobilizadora das questões empreendidas. Impulsionado pelo desejo de entrelaçar experiências formativas, as autoras o organizam a partir de uma perspectiva de currículo como movimento vivo, orientado pelo processo contínuo de escuta de crianças do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II e de professores (em formação inicial e continuada) em cursos realizados na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com foco em experiências estéticas sonoro-musicais. Aposta na potência criadora dos corpos e na perspectiva da voz como movimentos éticos, políticos e artísticos e na responsividade como movimento que se implica com uma resposta comprometida, na mesma medida, ética, artística e politicamente com o outro.

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Publicado

14-11-2025

Como Citar

SILVÉRIO CISZEVSKI HENRIQUES, Wasti; OGÊDA GUEDES, Adrianne; DE LIMA SANTIAGO CAMÕES , Maria Clara. MÚSICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: O CORPO, A VOZ E A ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DO SENSÍVEL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 241–259, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94708. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94708. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas

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