MÚSICA, INFÂNCIA E EDUCAÇÃO: O CORPO, A VOZ E A ESCUTA COMO DISPOSITIVOS DO SENSÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94708Resumo
Este artigo une vozes e corpos a um movimento de escuta compartilhada, assumindo a relação entre música, infância e educação como mobilizadora das questões empreendidas. Impulsionado pelo desejo de entrelaçar experiências formativas, as autoras o organizam a partir de uma perspectiva de currículo como movimento vivo, orientado pelo processo contínuo de escuta de crianças do Centro de Referência em Educação Infantil Realengo (CREIR) do Colégio Pedro II e de professores (em formação inicial e continuada) em cursos realizados na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com foco em experiências estéticas sonoro-musicais. Aposta na potência criadora dos corpos e na perspectiva da voz como movimentos éticos, políticos e artísticos e na responsividade como movimento que se implica com uma resposta comprometida, na mesma medida, ética, artística e politicamente com o outro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wasti Silvério Ciszevski Henriques, Adrianne Ogêda Guedes, Maria Clara de Lima Santiago Camões

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















