DANDARA PRESENTE! NARRATIVAS TEATRAIS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94554

Resumo

O presente trabalho visa discutir como o Projeto Dandara: narrativas teatrais antirracistas, um projeto de extensão da Faculdade de educação da Universidade Federal do Ceará tem implicações no letramento racial de estudantes e egressos do curso de Pedagogia participantes do projeto. A partir do Teatro-Educação atrelado a ERER (Educação para as relações-étnico-raciais) o projeto constroe formações e espetáculos cênicos baseados na cultura e estética afro-brasileira. O presente artigo tem metodologia qualitativa do tipo participante e análise de três categorias: 1)A importância do letramento racial no projeto Dandara 2) As reverberações nas práticas pedagógicas com as crianças 3) Metodologias e processos em teatro e ERER. O Referencial teórico se baseia nos estudos de bell hooks (2013), Ribeiro (2019), Cavallheiro (2024), Simas & Rufino (2019), entre outros. O projeto Dandara pressupõe a ampliação dos repertórios de estudantes de Pedagogia e das crianças em relação a literatura infantil negra, especialmente na perspectiva do letramento racial, uma porta de entrada para uma discussão que promova a reflexão e o diálogo na construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. O letramento racial em consonância com a ERER atua envolve o desenvolvimento de habilidades críticas de análise e reflexão sobre questões relacionadas à raça e à identidade racial além de uma formação técnica em teatro-educação, ampliando sua formação estética que se pretende mobilizador de saberes essenciais na luta antirracista nos diversos contextos educativos.

Biografia do Autor

Alexandre Santiago da Costa, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Educação Brasileira pela UFC (universidade Federal do Ceará-2017) Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (2002) e mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2005). atuando principalmente nos seguintes temas: escola, currículo, cultura , arte e ludicidade e educação infantil

Downloads

Publicado

14-11-2025

Como Citar

SANTIAGO DA COSTA, Alexandre; ALENCAR ANDRADE , Jakeline. DANDARA PRESENTE! NARRATIVAS TEATRAIS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 186–202, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94554. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94554. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas