DANDARA PRESENTE! NARRATIVAS TEATRAIS ANTIRRACISTAS NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94554Resumo
O presente trabalho visa discutir como o Projeto Dandara: narrativas teatrais antirracistas, um projeto de extensão da Faculdade de educação da Universidade Federal do Ceará tem implicações no letramento racial de estudantes e egressos do curso de Pedagogia participantes do projeto. A partir do Teatro-Educação atrelado a ERER (Educação para as relações-étnico-raciais) o projeto constroe formações e espetáculos cênicos baseados na cultura e estética afro-brasileira. O presente artigo tem metodologia qualitativa do tipo participante e análise de três categorias: 1)A importância do letramento racial no projeto Dandara 2) As reverberações nas práticas pedagógicas com as crianças 3) Metodologias e processos em teatro e ERER. O Referencial teórico se baseia nos estudos de bell hooks (2013), Ribeiro (2019), Cavallheiro (2024), Simas & Rufino (2019), entre outros. O projeto Dandara pressupõe a ampliação dos repertórios de estudantes de Pedagogia e das crianças em relação a literatura infantil negra, especialmente na perspectiva do letramento racial, uma porta de entrada para uma discussão que promova a reflexão e o diálogo na construção de uma sociedade mais justa, democrática e inclusiva. O letramento racial em consonância com a ERER atua envolve o desenvolvimento de habilidades críticas de análise e reflexão sobre questões relacionadas à raça e à identidade racial além de uma formação técnica em teatro-educação, ampliando sua formação estética que se pretende mobilizador de saberes essenciais na luta antirracista nos diversos contextos educativos.
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