FRESTAS PARA (RE)ENCANTAR CORPOS D[IS/O]CENTES: POR UMA EDUCAÇÃO QUE LECIONE ANDORINHAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94710

Resumo

Apostamos, nas linhas que seguem, que a relação entre Educação, Arte e Formação Docente é primordial na proposição de uma Educação Infantil que seja ebulicionadora das infâncias, que garanta os direitos infantis e potencialize os conhecimentos construídos com e pelas crianças. Diante disso, defendemos um fazer com arte, tanto na formação docente, quanto na discente, pois compreendemos que o modo como o conhecimento é mobilizado em nós, impacta a forma como propiciamos a construção de conhecimento nas/das/pelas crianças com as quais convivemos. Essa hipótese é afirmada a partir da apresentação de um curso de extensão que visa (re)encantar corpos docentes e, consequentemente, discentes – assim desejamos. Uma formação entendida como forma de ação e que inaugure uma educação fresteira, que abre frestas à dimensões vitalizadoras e princípios inegociáveis, atuando na contramão dos saberes hegemônicos e práticas neoliberais. Assim, não só semeamos, como temos visto germinar a vitalização da potência criativa e criadora das crianças, a partir do cultivo destas dimensões nas/nos professoras/es, tendo na arte, no corpo e no movimento dispositivos sensíveis para a composição de um ethos do cuidado.

Biografia do Autor

Michelle Dantas Ferreira, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Educação

Mestra em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora da Prefeitura do Rio de Janeiro desde 2002, ocupando atualmente a função de Diretora Adjunta de um Centro Integrado de Educação Pública (CIEP). Pesquisadora do Grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Arte, Troca, Sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Orientadora e Avaliadora de TCCs do curso de Pedagogia do consórcio CEDERJ/UNIRIO.

Adrianne Ogêda, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), atuando na licenciatura dos cursos de Pedagogia e de Teatro e no Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO (PPGEdu). Psicóloga (UFRJ), Pedagoga (UCAM), Mestre e doutora em Educação (UFF), realizou seu estágio pós doutoral entre 2022-2023, sob supervisão do Dr. Francisco Ramallo, no Grupo de Investigación en Educación y Estudios Culturales (GIEEC) del Centro de Investigaciones Interdisciplinarias en Educación (CIMED) da Facultad de Humanidades de la Universidad Nacional del Mar del Plata. Especialista em Alfabetização (UFRJ), Docência do Ensino Superior (UNIRIO) e Educação Infantil (PUC). É líder do grupo de pesquisa FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: saberes, troca, arte e sentidos) vinculado ao NINA (Núcleo Infância, Natureza e Arte) na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Integra a Rede Diálogos, Rede Internacional de Pesquisa, atividades colaborativas que reúnem pesquisadores do Brasil, França, Inglaterra, China, Portugal, Colômbia e Equador, o FOPPEN – Fórum Permanente de Pesquisa narrativa, composto por grupos de pesquisa de diferentes universidades. É colaboradora dos grupos de pesquisa FIAR (UFF), CorPes – Zona de Estudos e Pesquisas em Corporeidades e Pedagogias Sensíveis (UFRJ), GiTaKa (UNIRIO) e CIMNE (CNPq/UFF). Atualmente é Coordenadora do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNIRIO, e Coordenadora da Área de Pedagogia do PIBID/UNIRIO. Integra o grupo proponente do GE de Corpo e Educação da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (ANPED).

Edilane Oliveira da Silva, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro / Secretaria Municipal de Educação RJ

Doutoranda (2024) e Mestra (2021) em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Graduada em Pedagogia, desde 2014, pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Neurociência Pedagógica na AVM Educacional (2016) e em Docência na Educação Infantil, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/2017). Pesquisadora, desde 2013 do grupo FRESTAS (Formação e Ressignificação do Educador: Saberes, Troca, Arte e Sentidos), pertencente ao Núcleo Infância, Natureza e Arte (NINA), vinculado à UNIRIO. Professora de Educação Infantil do Município do Rio de Janeiro, atuando como Professora Articuladora, em uma Creche da Zona Sul da cidade.

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Publicado

14-11-2025

Como Citar

FERREIRA, Michelle Dantas; OGÊDA GUEDES, Adrianne; OLIVEIRA DA SILVA, Edilane. FRESTAS PARA (RE)ENCANTAR CORPOS D[IS/O]CENTES: POR UMA EDUCAÇÃO QUE LECIONE ANDORINHAS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 68–84, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94710. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94710. Acesso em: 9 dez. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas

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