QUANDO A TERRA E A ARTE SE ENCONTRAM: DIÁLOGOS ENTRE ARTE, NARRATIVA, FORMAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA-ARTISTA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94498

Resumo

Como nos tornamos professores(as)-artistas? Esse questionamento, atravessa a escrita deste relato que é um desdobramento da minha pesquisa de dissertação, defendida no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) do Instituto Federal do Ceará (IFCE), que tinha como objetivo compreender os atravessamentos da arte e da dimensão estética no processo formativo das professoras de Educação Infantil, da infância à docência, através de narrativa (auto)biográfica, tendo como aporte teórico Josso, 2004 e Pineau, 2010. Nessa perspectiva, foi imprescindível pensar a arte, no enlace com a dimensão estética, como uma linguagem capaz de criar uma ruptura no tecido da normalidade, ao acolher e valorizar a sensibilidade, a delicadeza, a criatividade e a expressividade dos seres humanos. Foi esse fio que estabeleceu uma trama com a produção de tintas à base de terra, metáfora para a minha constituição de professora-artista, que dialoga com minha narrativa autobiográfica, tendo como recorte temporal o período da docência com bebês.

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Publicado

14-11-2025

Como Citar

ALMEIDA VITAL, FRANCISCA PALOMA; GERMANO GOLDBERG, Luciane. QUANDO A TERRA E A ARTE SE ENCONTRAM: DIÁLOGOS ENTRE ARTE, NARRATIVA, FORMAÇÃO ESTÉTICA NA CONSTITUIÇÃO DE UMA PROFESSORA-ARTISTA . Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 370–382, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94498. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94498. Acesso em: 18 nov. 2025.