FORMAÇÃO ESTÉTICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CÍRCULO DE ESTUDO E PESQUISA FIAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94411

Resumo

Na atualidade, acompanhamos considerável avanço na legislação referente à Educação Infantil que afirma uma concepção de criança produtora de cultura, que se apropria do mundo e se expressa por meio de múltiplas linguagens. Tal concepção tem sua contrapartida na  prática docente e, consequentemente, na formação, cujos aspectos artístico-culturais, reconhecidamente relacionados à dimensão estética, são elementos decisivos. Mas, de que se trata reconhecer a dimensão estética da formação? Essa questão funda a produção deste artigo, que objetiva analisar a produção do Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de professores, Infância e Arte (FIAR), que desde 2016 vem tematizando a formação estética para a docência na Educação Infantil. A abordagem narrativo-interpretativa assumida para a sistematização dos dados, recorre ao levantamento de teses e dissertações produzidas pelo coletivo do FIAR, entre 2017 e 2023. Dentre os 17 trabalhos (12 Dissertações e 5 Teses), “educação estética” ou “formação estética” aparecem como palavras-chave em 11 deles. Verificou-se, nas produções, que a dimensão estética também é visibilizada na relação forma-conteúdo, quer seja no movimento de discussão acerca da formação docente para a educação infantil, na maneira de produzir-criar a pesquisa metodologicamente, quer seja na sua apresentação. Notou-se, ainda, um movimento poético que atravessa múltiplas linguagens, aludindo a um movimento autoral,  que expõe raízes contra-hegemônicas: a estética como cuidado e refinamento dos sentidos,  no diálogo com a arte, a cultura e a natureza, projetando outras formas de pensar-fazer formação docente para as infâncias.

Biografia do Autor

José Firmino de Oliveira Neto, Universidade Federal de Goiás

Possui graduação em Pedagogia (Unip) e Ciências Biológicas - Licenciatura (UEG); especialização em Formação em Educação a Distância (Unip); mestrado em Educação em Ciências e Matemática (UFG), doutorado em Educação em Ciências e Matemática (UFG) e estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFF). Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Educação (Área: Ciências Naturais) da Universidade Federal de Goiás, atuando no curso de Pedagogia. É membro dos seguintes grupos: Núcleo de Formação de Professores da FE/UFG; Rede de Pesquisadores sobre professores do Centro-Oeste (Redecentro-UFG) e Círculo de Estudo e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (UFF). É membro da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências; Associação Brasileira de Ensino de Biologia/Regional 4, nessa última é membro do conselho deliberativo da Regional 4 (Gestão 2023-2025). É integrante da Gestão Colegiada do Fórum de Licenciatura da UFG (Gestão 2023-2025/ 2025-2027). É coordenador do Ateliê Pedagógico da FE/UFG (NUFOP/UFG) e da Área de Ciências Naturais da FE/UFG. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisas sobre pesquisas, Formação de professores-professoras, Ensino de Ciências e Biologia; Educação Infantil e Literatura Infantil.

Carla Andréa Corrêa, Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert – FAETEC

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2023). Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2018). Possui Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Cândido Mendes (2004) e graduação em Pedagogia pela Universidade Augusto Motta (1995). Pesquisadora do FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação UFF). Atualmente é Professora das disciplinas Corpo e Movimento, Arte e Educação e Didática e Práticas Educativas do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Superior de Educação Professor Aldo Muylaert - FAETEC, Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) na mesma instituição e Orientadora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação de Macaé/RJ, atuando na coordenação pedagógica e na formação continuada de professores. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, Educação Infantil e Artes e na área de Artes Cênicas, com ênfase em Teatro. Fundadora do Abaetê - Círculos de Formação para professoras da infância.

Daiane Francisco de Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa Linguagem, Cultura e Processos Formativos pela Universidade Federal Fluminense (desde 2023.2). Mestra em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2021). Licenciada em Pedagogia pela mesma instituição (2018). Atuou como Professora Substituta no Setor de Educação Infantil do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2022-2023). É pesquisadora do Círculo de Estudos e Pesquisa Formação de Professores, Infância e Arte (FIAR) e participante de projetos sociais comunitários voltados à educação. Suas pesquisas evolvem os seguintes temas: Formação de professores, Estudos das infâncias, Estética de(s)colonial, Ancestralidade afrobrasileira e indígenas.

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Publicado

14-11-2025

Como Citar

DE OLIVEIRA NETO, José Firmino; ANDRÉA CORRÊA, Carla; FRANCISCO DE MEDEIROS, Daiane. FORMAÇÃO ESTÉTICA E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO DO CÍRCULO DE ESTUDO E PESQUISA FIAR. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 46–67, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94411. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94411. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas