MESA DE BISBILHOS ESCONDIDOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94561

Resumo

Uma questão norteou a pesquisa da qual apresentamos uma de suas proposições: As linguagens artísticas, em qualquer uma das suas modalidades, contribuem para a construção de um olhar sensível, pensante, ativo e interdisciplinar dos docentes? Tendo como metodologia a a/r/tografia (Irwin, 2008), muitas proposições artísticas foram realizadas em grupos diversos com professores em formação continuada. Neste artigo, apresenta-se uma dessas proposições - mesa de bisbilhos escondidos - especialmente inventada para provocar a reflexão dos estudantes do curso de Pedagogia sobre o trabalho com projetos. Essas mesas são compreendidas como um lugar de provocação para pensar a partir de materialidades oferecidas.  Para conectar com a prática de sala de aula, a mesa foi inspirada em um projeto desenvolvido durante a pandemia de modo online com um grupo de crianças de quatro anos por uma educadora de uma escola particular. A leitura do livro de poemas “escondidos” gerou muitas ações e jogos que envolveram as crianças e seus familiares. Do mesmo modo, preparar uma mesa de escondidos para futuros pedagogos, trouxe à tona o conceito de objeto propositor que nasce de Lygia Clark, uma artista propositora. Objetos escondidos em pequenas e grandes caixas causaram estranhamento e convidaram para explorar, pensar e compartilhar descobertas. Procurando entre os escondidos, a compreensão do que pode ser um projeto e objetos propositores, e a percepção da importância dos mediadores culturais foi compartilhada por meio de sussurros, sutilezas e miudezas que conseguiram dar pistas de como trabalhar com projetos. O resultado desta proposição, assim como em outras, evidenciou que a teoria pode transbordar na prática que move corpos sensíveis e pensantes e contribuir para a construção de um olhar sensível, pensante, ativo e interdisciplinar dos docentes.

Biografia do Autor

Renata Queiroz de Moraes Americano, Instituto Acaia

Pedagoga, mestre e doutora em Educação, Arte e História da Cultura. Atua como assessora pedagógica no Acaia Pantanal (MS), onde desenvolve formações com educadores da região. Possui especialização em Gestão e Currículo pelo Instituto Singularidades e é pesquisadora do GPAP Com mais de vinte anos de experiência na coordenação pedagógica da Escola Viva (SP), Renata dedica-se à formação de professores, com especial interesse pelas realidades educativas do Pantanal Sul-Matogrossense.

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Publicado

14-11-2025

Como Citar

FERREIRA DIAS MARTINS, MIRIAN CELESTE; AMERICANO, Renata Queiroz de Moraes. MESA DE BISBILHOS ESCONDIDOS. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 172–185, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94561. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94561. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas