FORMAR EDUCADORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA ATRAVÉS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E EXPRESSIVAS. UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE PALERMO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94597

Resumo

Na primeira infância, a criatividade se manifesta por meio de relações e conexões estabelecidas entre as coisas, da implementação de estratégias de resolução de problemas, e através de uma qualidade de contato sensorial com os materiais, juntamente com uma abordagem subjetiva, íntima e emocional em relação ao que se deseja conhecer, representar e compartilhar. Cada criança tem, portanto, uma originalidade cognitiva e expressiva, e cada uma segue caminhos e modos que lhe são peculiares, realizando um percurso de pesquisa complexo em uma grande variedade de direções, extraindo prazer de tal exploração incessante. Como podem os adultos apoiar cada criança em suas experiências e, paralelamente, compartilhar a alegria, a excitação e a maravilha? Para tentar responder a essas perguntas, o artigo traz algumas reflexões no plano teórico e metodológico, e posteriormente apresenta um percurso de formação em Pedagogia para educadores da primeira infância, proposto dentro do curso universitário de Ciências da Educação da Universidade de Palermo (Itália). Trata-se de um percurso que utiliza a metodologia laboratorial e a dimensão de grupo, centrando-se em experiências artístico-expressivas interconectadas. Dentro de um contexto não julgador, tudo isso torna possível a integração das diferentes partes de si (mente, corpo, pensamento, emoções, sensações), desenvolvendo a confiança nas próprias capacidades. Além disso, permite aumentar a conscientização e despertar a imaginação e a criatividade, dentro de um plano simbólico e narrativo, encontrando-se a si mesmo e aos outros.

Downloads

Publicado

14-11-2025

Como Citar

MIGNOSI, Elena. FORMAR EDUCADORES PARA A PRIMEIRA INFÂNCIA ATRAVÉS DAS LINGUAGENS ARTÍSTICAS E EXPRESSIVAS. UMA EXPERIÊNCIA NA UNIVERSIDADE DE PALERMO. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 22–45, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94597. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94597. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas