BRINCADEIRAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MIUDEZAS EM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.94288

Resumo

Este texto relata a experiência da oficina Brincadeiras em contextos investigativos na Educação Infantil: miudezas em foco, idealizada e dinamizada pela autora durante a III Semana de Pedagogia da Universidade [suprimido para garantir anonimato], no mês de maio de 2025. A oficina nasceu das reflexões acerca do tema que vem sendo desenvolvido na pesquisa de mestrado, que conta com financiamento-bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e aborda a dimensão brincante na formação e na prática docente na Educação Infantil. O relato sistematiza processos de criação, (com)partilhamento e reverberações da oficina brincante, sonhada a partir das questões que também mobilizam a referida pesquisa: Ser brincante é uma característica essencial ao/à professor/a das infâncias? Como se formam professores/as brincantes? A elaboração textual da experiência vivida foi inspirada na perspectiva narrativa das abordagens (auto)biográficas (Nóvoa, 2014; Ostetto e Kolb-Bernardes, 2015; Josso, 2007).

Downloads

Publicado

14-11-2025

Como Citar

SOARES DANTAS, Mariana. BRINCADEIRAS EM CONTEXTOS INVESTIGATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: MIUDEZAS EM FOCO NA FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 357–369, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.94288. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/94288. Acesso em: 11 dez. 2025.