VASCULHAR A MEMÓRIA, ANDAR PELO CÉU, SONHAR COM AS MÃOS: ALIANDO CRIAÇÃO, INFÂNCIA E FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.94424Resumo
Neste artigo apostamos na memória como força criadora. Rememoramos e compartilhamos três momentos de nossas infâncias: andar de bicicleta, inventar uma brincadeira com um espelho, brincar de montar cabanas. Dessas narrativas de memória, extraímos uma força poética e reflexiva que toca a criação como potência vital e desejante e a formação como processo de abertura ao desconhecido, tecendo diálogos com autores que investigam relações entre arte, tempo, infância e educação. Partindo do entendimento da arte como território dedicado aos processos criativos, nos propomos a pensar como a criação e o encontro com as infâncias podem operar como fundamentos, inclusive éticos, de uma formação docente conectada com a abertura e o desequilíbrio que a vida convoca. A partir dessas forças, nos afastamos da pedagogia como um fazer protocolar para compreendê-la como ímpeto (Ellsworth, 2005), nos aproximando do conhecimento, da formação e da própria docência como gestos inacabados, constantemente em criação. Ao final, entre brincadeiras que desequilibram o mundo, nos encontramos com a infância enquanto enigma que refaz a vida e força especulativa que reinaugura o tempo.
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