ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL E REGGIO EMILIA: FIOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS PARA PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/riae.2025.93749

Resumo

Com o objetivo de pensar sentidos e práticas de arte na Educação Infantil, este artigo alinhava, com fios históricos e conceituais, um diálogo entre duas experiências: a Escolinha de Arte do Brasil e a proposta educativa das escolas de infância de Reggio Emilia, na Itália. No debate proposto, entrecruzam-se elementos das duas propostas que, desenvolvidas em contextos distintos, com tempos e movimentos próprios, guardam similaridade entre si, tais como a concepção de arte como experiência e a confiança na criança como premissa pedagógica. Nas histórias revisitadas, identifica-se, igualmente, a relevância da formação docente como um aspecto que pode sustentar a presença da arte na educação para além de um simples fazer, circunscrito a uma atividade curricular, mas como campo de conhecimento que (in)forma todos os sentidos. Ademais, pelas conexões tecidas em narrativas que visibilizam fatos, pessoas, filosofias, políticas e geografias, reitera-se: na educação e na arte, conhecer a história é fundamental!

Biografia do Autor

Xênia Froes da Motta, Universidade Federal Fluminense

Formada em Pedagogia e Arte. Doutoranda em Educação pela UFF.

Luciana Ostetto, Universidade Federal Fluminense

Com formação de base em Pedagogia - Educação Pré-escolar (Universidade Federal de Santa Catarina -1985), atuei como professora em Creche e Pré-escola (Florianópolis/SC) e pedagoga de Creche (Prefeitura Municipal de São Paulo). Hoje sou professora titular da Faculdade de Educação - Universidade Federal Fluminense, atuando na pós-graduação (Mestrado e Doutorado em Educação) e na graduação (curso de Pedagogia). Fui professora do Centro de Educação - Universidade Federal de Santa Catarina (1995-2012). Fiz doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1992). Minhas atividades articulam ensino, pesquisa e extensão na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e Formação de professores, contemplando principalmente os seguintes temas: educação infantil e prática pedagógica, arte e infância, arte e formação de professores, narrativas autobiográficas. Coordeno o FIAR - Círculo de estudos e pesquisa formação de professores, infância e arte (Faculdade de Educação UFF). Por meio do Programa Professor Visitante no Exterior - CAPES/2018-2019, realizei pesquisa de pós-doutorado junto à Universidade de Évora - Portugal.

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Publicado

14-11-2025

Como Citar

MOTTA, Xênia Froes da; OSTETTO, Luciana Esmeralda. ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL E REGGIO EMILIA: FIOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS PARA PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Interinstitucional Artes de Educar, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 153–171, 2025. DOI: 10.12957/riae.2025.93749. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/riae/article/view/93749. Acesso em: 18 nov. 2025.

Edição

Seção

dossiê: Formação docente, educação infantil e arte: mobilizar sentidos, desvelar belezas