ESCOLINHA DE ARTE DO BRASIL E REGGIO EMILIA: FIOS HISTÓRICOS E CONCEITUAIS PARA PENSAR A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.12957/riae.2025.93749Resumo
Com o objetivo de pensar sentidos e práticas de arte na Educação Infantil, este artigo alinhava, com fios históricos e conceituais, um diálogo entre duas experiências: a Escolinha de Arte do Brasil e a proposta educativa das escolas de infância de Reggio Emilia, na Itália. No debate proposto, entrecruzam-se elementos das duas propostas que, desenvolvidas em contextos distintos, com tempos e movimentos próprios, guardam similaridade entre si, tais como a concepção de arte como experiência e a confiança na criança como premissa pedagógica. Nas histórias revisitadas, identifica-se, igualmente, a relevância da formação docente como um aspecto que pode sustentar a presença da arte na educação para além de um simples fazer, circunscrito a uma atividade curricular, mas como campo de conhecimento que (in)forma todos os sentidos. Ademais, pelas conexões tecidas em narrativas que visibilizam fatos, pessoas, filosofias, políticas e geografias, reitera-se: na educação e na arte, conhecer a história é fundamental!
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Xênia Froes da Motta, Luciana Ostetto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais dos seus trabalhos, têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
A aceitação do texto implica na autorização e exclusividade da Revista Interinstitucional Artes de Educar acerca do direito de primeira publicação, os trabalhos publicados estão simultaneamente licenciados com uma licença Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional 




















