EXPLORANDO AS TEIAS DIGITAIS E REDES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.82360Resumo
O texto discute as relações existentes entre inteligência artificial (IA) e educação na cultura digital em que vivemos, tendo por base a seguinte pergunta-problema: Quais são os desafios atuais da educação diante da inteligência artificial? A provocação nos ajuda a pensar se a educação do futuro dialoga com a IA e os cuidados que precisamos manter para elaborar novos guias diante dos desafios pedagógicos da interação humana. Os novos avanços tecnológicos impelem a educação a encontrar novas metodologias e práticas pedagógicas coerentes com os objetivos do desenvolvimento humano, reconfigurando a interação tecnológica-humana, bem como a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Constituem áreas estratégicas de investigação do presente trabalho: (a) estudos com registros à inteligência artificial, (b) interseção entre a IA e as mobilizações pedagógicas, (c) práticas de educação a distância e híbridas. Tratando-se de um paradigma emergente, a abordagem da IA em perspectivas educacionais avançam e se revestem de uma relevância multidimensional, na medida em que enriquecem e colocam em xeque as dimensões humanas, objetivas, subjetivas e sociais através de novas provocações, regras e modelos de aprendizagem ao longo de vida. O desenho metodológico baseia-se na abordagem hermenêutica, consultando diferentes fontes teóricas, documentais e interpretativas da realidade vigente. Ao indagar e aprofundar a dimensão contextual da IA na atualidade, encontramos, como resultados do trabalho, um recorte específico que expressa as tensões e contradições das pesquisas que envolvem a IA em horizontes conectados às manifestações pedagógicas e humanas.
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