EXPLORANDO AS TEIAS DIGITAIS E REDES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.82360

Resumo

O texto discute as relações existentes entre inteligência artificial (IA) e educação na cultura digital em que vivemos, tendo por base a seguinte pergunta-problema: Quais são os desafios atuais da educação diante da inteligência artificial? A provocação nos ajuda a pensar se a educação do futuro dialoga com a IA e os cuidados que precisamos manter para elaborar novos guias diante dos desafios pedagógicos da interação humana. Os novos avanços tecnológicos impelem a educação a encontrar novas metodologias e práticas pedagógicas coerentes com os objetivos do desenvolvimento humano, reconfigurando a interação tecnológica-humana, bem como a promoção da aprendizagem ao longo da vida. Constituem áreas estratégicas de investigação do presente trabalho: (a) estudos com registros à inteligência artificial, (b) interseção entre a IA e as mobilizações pedagógicas, (c) práticas de educação a distância e híbridas. Tratando-se de um paradigma emergente, a abordagem da IA em perspectivas educacionais avançam e se revestem de uma relevância multidimensional, na medida em que enriquecem e colocam em xeque as dimensões humanas, objetivas, subjetivas e sociais através de novas provocações, regras e modelos de aprendizagem ao longo de vida. O desenho metodológico baseia-se na abordagem hermenêutica, consultando diferentes fontes teóricas, documentais e interpretativas da realidade vigente. Ao indagar e aprofundar a dimensão contextual da IA na atualidade, encontramos, como resultados do trabalho, um recorte específico que expressa as tensões e contradições das pesquisas que envolvem a IA em horizontes conectados às manifestações pedagógicas e humanas.

Biografia do Autor

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle (UNILASALLE) e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação -NETE/CNPq  e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Américo Domingos Matindingue, Universidade Católica de Moçambique

Docente e assessor acadêmico da Universidade Católica de Moçambique. Pós-doutorando em Educação e membro do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação (NETE/CNPq).

Leonardo Conte Sperb, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS

Graduando em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. E-mail:
leonardo.conte@edu.pucrs.br 

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

CONTE, Elaine; DOMINGOS MATINDINGUE, Américo; CONTE SPERB, Leonardo. EXPLORANDO AS TEIAS DIGITAIS E REDES DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PRÁTICAS EDUCATIVAS . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–18, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.82360. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/82360. Acesso em: 8 jun. 2025.