Paulo Freire vive!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62960

Resumo

Edição v. 5, n. 3, set./dez., Paulo Freire vive!

Biografia do Autor

Felipe Carvalho, UERJ

Doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPEd/UERJ. Pesquisador colaborador do grupo de pesquisa GPDOC/UFRRJ. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8539464540238508 E-mail: felipesilvaponte@gmail.com

 

Rosemary dos Santos, Uerj

Doutora e Mestre em Educação pela UERJ. Professora Adjunta (FEBF-UERJ). Professora do Programa Proped na Linha de Pesquisa Cotidianos/Redes Educativas/Processos Culturais. Professora do Programa (PPGECC) na Linha de Pesquisa: Educação/Comunicação/Cultura. Vice-coordenadora do GPDOC. Líder do EduCiber. Parecerista Ad Hoc do GT 16, Educação/Comunicação, da ANPED. Parecerista Ad Hoc do ENDIPE. Associada da AbdC. Bolsista JCNE (FAPERJ). Procientista. Atuou 26 anos como professora da Educação Básica no Município de DC/RJ. Atua na área de Educação, com destaque nas seguintes áreas: Educação/Pesquisa/Cibercultura. Formação de Professores. Currículo. Periferias Urbanas. Educação Básica.

Referências

ALMEIDA, Clarisse de Mendonça; LO BIANCO, Vittorio Leandro Oliveira. Autonomia, colaboração, autoria e docência na cibercultura – Questões sob a ótica de Freire e Bernstein. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 84-103. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60097

BAZZO, Jilvania Lima dos Santos. Contribuições de Paulo Freire para o ensino da leitura e escrita: dimensão linguística. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 191-206. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60147

BEHRENS, Marilda Aparecida; TORRES, Patricia Lupion; PRIGOL, Edna Liz. Revisitando os construtos de Paulo Freire para o enfrentamento da docência na crise causada pela pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 104-122. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60106

BERINO, Aristóteles de Paula; CARVALHO, Talita Cabral da Ponte. Cartas sobre a discência e a docência on-line: uma experiência com Paulo Freire. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 175-190. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60136

FRANÇA, Jéssica Bittencourt; CASTELEIRA, Rodrigo Pedro. Pessoa surda e autonomia freireana: o ciberespaço como meio de soerguimento. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 139-150. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60056

GONÇALVES Júnior Leandro; e PESCE, Lucila. Educar em tempos de pandemia: desafios da profissão docente. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 40-52. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61398

JESUS, Joselito Manoel de; SILVA, Ana Lúcia Gomes da; SILVA, Zuleide Paiva da. Práxis na cibercultura: dialógica entre a pedagogia freiriana e as pedagogias feministas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 53-83. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60085

MACIEL, Geovânia de Souza Andrade. Grupo de estudo: um relato de experiência sobre a mediação virtual durante a pandemia do Covid-19. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 123-138. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60080

NASCIMENTO, Laurinaldo Félix; WUNSCH, Luana Priscila; FERNANDES, Maria Aparecida; LEAL, Maria Batista. A empatia freireana na alfabetização popular: concepções da cibercultura em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 207-201. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61235

OLIVEIRA, Danielle do Nascimento; SILVA, Bianca de Menezes Castro da. Dialogando com Paulo Freire e Marielle Franco: um manifesto poético através de uma performance audiovisual. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 31-39. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61587

PESCE, Lucila Maria; HARDAGH, Claudia Coelho; GAMEZ, Luciano; LIMA, Valéria Sperduti; BATISTA, Sylvia Helena S da Silva; OLIVEIRA, Rosângela Aparecida Dantas de; GRACIANO, Mariângela. #PauloFreire100Anos - transformação social e cultura digital: Memórias freirianas nas ações da UNIFESP – UAB. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 27-30. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62855

PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante; JUNIOR, Valdick Barbosa Sales. Mobilização das habilidades e estratégias metacognitivas por meio dos jogos digitais. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 222-242. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61036

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Instrução (re)programada, máquinas (digitais em rede) de ensinar e a pedagogia (ciber)tecnicista. SBC Horizontes, jun. 2021. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2021/07/maquinas-de-ensinar. Acesso em: 08 out. 2021.

SACRAMENTO, Luiz Carlos dos Santos Ferreira; LEÃO, José Antônio Carneiro; CABRAL, Jadirlete Lopes. Como a comunicação ensina: a experiência do Observatório Qualidade de Vida no Trabalho. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 243-257. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60139

SANTOS, Rosemary; RIBEIRO, Rodrigues Fernandes, CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Educação Online: aprenderensinar em rede. In: SANTOS, Edméa Oliveira; SAMPAIO, Fábio; PIMENTEL, Mariano (Org.). Informática na Educação: fundamentos e práticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021. (Série Informática na Educação CEIE-SBC, v.1) Disponível online: https://ieducacao.ceie-br.org///educacaoonline/. Acesso em: 08 out. 2021.

SÃO THIAGO, Ana Clara; SILVA, Karolyne Neves da; VELLOSO, Luciana. Práticas docentes na cibercultura e o esperançar de professoras na pandemia: possibilidades educativas para tornar o inédito, viável. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 151-174. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60120

SILVA, Nathalia de Souza; SANTOS, Edméa Oliveira dos; MALACHIAS, Rosângela. Conversando com Paulo Freire - Diálogos dentro e fora do PPGEDUC/UFRRJ. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 21-26. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.62823

SANTOS, José Alex Soares. Práxis docente e currículo em ação: ensino, pesquisa e extensão narrados em três atos. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 258-275. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.5629

SOUZA, Eliane Silva. APP-Learning na formação continuada de professores. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 293-303. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.59147

XAVIER, Luciano Santos; FREIRE, Crizeide Miranda; e GOMES, Antenor Rita. Tecnologias digitais e práticas docentes inovadoras: (re)inventando o estágio supervisionado em letras no contexto de atividades remotas. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 3, set.-dez., 2021, p. 276-292. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.61093

Downloads

Publicado

2021-10-13

Como Citar

CARVALHO, Felipe; SANTOS, Rosemary dos. Paulo Freire vive!. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 3, p. 01–11, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.62960. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/62960. Acesso em: 22 jun. 2024.

Edição

Seção

Ficha Técnica, Editorial e Apresentação da Edição

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>