PODEXPERIMENTAR: PRODUZINDO PODCASTS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Autores

  • Ana Carolina Alves Vicente Universidade Federal Fluminense
  • Maura Ventura Chinelli Universidade Federal Fluminense
  • Marcelo Monteiro Marques Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83326

Resumo

As atividades práticas do tipo que costumamos nos referir como “experimentos”, apesar de serem importantes instrumentos para o ensino de ciências, podem apresentar barreiras para pessoas com deficiência visual. Isso se deve, principalmente, ao caráter visual de muitos dos fenômenos provocados, como precipitação, mudança de coloração, liberação de gás etc. Frente a isso, o presente artigo visa compartilhar o desenvolvimento de um recurso educacional acessível numa abordagem multissensorial para pessoas com deficiência visual. Esse recurso consiste em um podcast de seis episódios sobre experimentação, que utiliza princípios de audiodescrição para descrever desde o cenário, aos materiais e até os próprios fenômenos investigados. Além do processo de produção, trazemos aqui também uma análise fundamentada desse material, como reflexão sobre a nossa própria prática, o que resultou em avaliarmos que o material produzido tem um alto potencial inclusivo. Junto a isso, novos desafios são apresentados, como a necessidade de estratégias para também contemplar deficientes auditivos e o trabalho em conjunto com pessoas com deficiência na produção de materiais como esse, de forma a garantir seu protagonismo.

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

ALVES VICENTE, Ana Carolina; VENTURA CHINELLI, Maura; MONTEIRO MARQUES, Marcelo. PODEXPERIMENTAR: PRODUZINDO PODCASTS PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–16, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.83326. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83326. Acesso em: 12 jun. 2025.