FORMACIÓN DEL PROFESORADO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL

DESAFIOS DE LA CIBERCULTURA EN LAS AULAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81685

Resumo

A inteligência artificial (IA) tornou se sinônimo de novas promessas, mas também dos riscos associados à massificação das tecnologias digitais nas diferentes esferas da vida social e, portanto, da educação. Por esse motivo, a formação de futuros professores deve considerar esse assunto em uma perspectiva inclusiva.  Esta pesquisa se baseia no objetivo de conhecer a formação inicial dos professores do ensino fundamental em relação à inteligência artificial. Para isso, utilizamos a pesquisa qualitativa, por meio de um grupo focal formado por alunos do ensino fundamental da Universidade de Cádiz. Os resultados obtidos a partir desses diálogos revelam que lhes faltam habilidades básicas no gerenciamento didático e educacional da inteligência artificial.

Publicado

31-05-2025

Como Citar

SÁNCHEZ TORREJÓN, Begoña. FORMACIÓN DEL PROFESORADO E INTELIGENCIA ARTIFICIAL: DESAFIOS DE LA CIBERCULTURA EN LAS AULAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–14, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.81685. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81685. Acesso em: 10 jun. 2025.