INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POTENCIALIZANDO A PESQUISA: FERRAMENTAS PARA A ESCRITA ACADÊMICA

Authors

  • Guiullianna Bot PUCPR
  • Katia Ethiénne Esteves Dos Santos PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83222

Abstract

As ferramentas de busca acadêmica que empregam inteligência artificial (IA) possuem um grande potencial para otimizar a pesquisa, facilitar a leitura de artigos científicos e ampliar o acesso à literatura acadêmica. Este artigo analisa diversas ferramentas, incluindo SciSpace, Perplexity.ai, Open Knowledge Maps e Explainpaper, ressaltando suas funcionalidades e limitações. O entendimento dessas ferramentas é essencial para um uso eficaz, possibilitando a realização de objetivos específicos em cada etapa da pesquisa. Ao explorar essas ferramentas, nota-se que a "mineração" de artigos pode ser utilizada para analisar vastas quantidades de textos científicos, identificando padrões comuns e lacunas nos temas. Entretanto, essas inovações também apresentam desafios, como a predominância do inglês, que restringe o acesso a pesquisadores que não têm proficiência no idioma. Além disso, a priorização de trabalhos de países anglófonos reforça certas abordagens científicas e marginaliza outras. Porém, importante questionar o impacto do uso excessivo dessas ferramentas, pois a dependência da IA pode comprometer o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas dos pesquisadores, especialmente aqueles em formação. Assim, o uso dessas tecnologias deve ser ético e responsável, com ênfase na inclusão, acessibilidade e diversidade de perspectivas, promovendo a democratização do conhecimento e assegurando que a IA sirva como um suporte eficaz, sem substituir a análise e a interpretação humanas.

PALAVRAS-CHAVE: Letramento digital. Inclusão. Phygital. Pesquisa Cientifica. Escrita acadêmica.

Published

2025-05-31

How to Cite

BOT, Guiullianna; ETHIÉNNE ESTEVES DOS SANTOS, Katia. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POTENCIALIZANDO A PESQUISA: FERRAMENTAS PARA A ESCRITA ACADÊMICA. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–17, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2024.83222. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83222. Acesso em: 3 jul. 2025.