INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POTENCIALIZANDO A PESQUISA: FERRAMENTAS PARA A ESCRITA ACADÊMICA
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83222Abstract
As ferramentas de busca acadêmica que empregam inteligência artificial (IA) possuem um grande potencial para otimizar a pesquisa, facilitar a leitura de artigos científicos e ampliar o acesso à literatura acadêmica. Este artigo analisa diversas ferramentas, incluindo SciSpace, Perplexity.ai, Open Knowledge Maps e Explainpaper, ressaltando suas funcionalidades e limitações. O entendimento dessas ferramentas é essencial para um uso eficaz, possibilitando a realização de objetivos específicos em cada etapa da pesquisa. Ao explorar essas ferramentas, nota-se que a "mineração" de artigos pode ser utilizada para analisar vastas quantidades de textos científicos, identificando padrões comuns e lacunas nos temas. Entretanto, essas inovações também apresentam desafios, como a predominância do inglês, que restringe o acesso a pesquisadores que não têm proficiência no idioma. Além disso, a priorização de trabalhos de países anglófonos reforça certas abordagens científicas e marginaliza outras. Porém, importante questionar o impacto do uso excessivo dessas ferramentas, pois a dependência da IA pode comprometer o desenvolvimento de habilidades críticas e criativas dos pesquisadores, especialmente aqueles em formação. Assim, o uso dessas tecnologias deve ser ético e responsável, com ênfase na inclusão, acessibilidade e diversidade de perspectivas, promovendo a democratização do conhecimento e assegurando que a IA sirva como um suporte eficaz, sem substituir a análise e a interpretação humanas.
PALAVRAS-CHAVE: Letramento digital. Inclusão. Phygital. Pesquisa Cientifica. Escrita acadêmica.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).