INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EXPERIÊNCIA: UMA POSSÍVEL ENCRUZILHADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83034

Resumo

A inteligência artificial (IA) é cada vez mais presente em nosso cotidiano seu impacto na compreensão da experiência humana é um tema em destaque. A IA torna-se mais sofisticada em suas capacidades de aprendizado, desafiando nossa compreensão tradicional do pensamento humano. Embora o texto não explore a natureza fundamental do pensamento, ele destaca que a IA é capaz de realizar tarefas complexas, como aprendizado, raciocínio e tomada de decisões, sugerindo que compartilha características semelhantes ao pensamento humano. Partindo deste pressuposto, objetiva-se explorar, através da cartografia deleuzo-guattariana, como a IA pode remodelar ou desafiar a noção de experiência, identificando pontos de convergência e divergência entre os conceitos de experiência humana e IA. Estes pontos serão fundamentais na apresentação de recomendações que permitirão uma reflexão em torno da IA e da experiência. Visualiza-se que, na história do tempo presente, a questão sobre o uso ou não-uso da IA esteja superada, e agora, é preciso considerar o que fazer com aquilo que se fez sobre a presença da IA no curso da humanidade. Para tal, dialogar-se-á com Walter Benjamim para construir uma cartografia possível. Entende-se com esta cartografia que a IA transforma como se vive, e, ao mesmo tempo, questiona-se o que significa ser humano.

Biografia do Autor

Albio Fabian Melchioretto, Faculdade SENAC Blumenau

Doutor em Desenvolvimento Regional, pelo Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade Regional de Blumenau (2023); Mestre em educação pela Universidade Regional de Blumenau (2016), com Pós-graduação lato sensu em Mídias e Educação (Universidade Federal do Rio Grande, 2012); Filosofia (Universidade Regional de Blumenau 2010) e Gestão Escolar (SENAC Florianópolis, 2007); graduado em Filosofia pelo Centro Universitário de Brusque (2006) e Geografia pela Universidade Cruzeiro do Sul (2023). Atualmente, professor da Faculdade SENAC Blumenau e pesquisador líder do grupo ELO (Grupo de Pesquisa Faculdade Senac Blumenau).

Jessica Araujo, Faculdade SENAC Blumenau / FURB - Universidade Regional de Blumenau

Mestranda em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Regional de Blumenau (conclusão 2025); Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar (2020) e licenciada em Pedagogia (2016). Atualmente, analista pedagógica da Faculdade SENAC Blumenau.

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

MELCHIORETTO, Albio Fabian; ARAUJO, Jessica. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EXPERIÊNCIA: UMA POSSÍVEL ENCRUZILHADA . Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–14, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.83034. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83034. Acesso em: 10 jun. 2025.