IA E O USO DAS IMAGENS NAS APRENDIZAGENS COLABORATIVAS E INCLUSIVAS: UM ESTUDO DE CASO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2024.83216

Resumo

Esta narrativa de experiência, transformada em narrativa de pesquisa é fruto uma ação de formação docente colaborativa e participativa conduzida sob o 'Programa de Extensão Pedagogia Diferenciada - Práticas Exitosas do Ensino e da Pesquisa em Educação', da Universidade Federal de Ouro Preto(UFOP). Investigamos o papel da Inteligência Artificial (IA) em fomentar a aprendizagem colaborativa e inclusiva. No centro deste estudo, analisamos a utilização do Bing na criação de imagens, como exemplo, a geração de uma imagem de um Coala, e exploramos a conversão de descrições de imagens em áudio para assistência a pessoas cegas ou com baixa visão. Esta abordagem destaca a flexibilidade da IA na educação, enfatizando sua capacidade de enriquecer recursos didáticos e promover ambientes de aprendizado mais acessíveis e colaborativos. Salientamos o papel fundamental dos(as) educadores(as) na coordenação de processos colaborativos, incentivando a engajamento dos alunos em atividades de resolução de problemas e criatividade. Foram exploradas metodologias educacionais inovadoras, como aprendizagem baseada em projetos, personalizada, colaborativa, por jogos e baseada em competências, com a integração efetiva da IA. A análise dos resultados, embasada nas contribuições dos participantes, permite uma reflexão crítica sobre o uso da IA na educação, destacando seu potencial para fomentar o pensamento crítico e a criatividade. Os feedbacks obtidos evidenciam a relevância de recursos visuais na educação, particularmente para estudantes com dificuldades de atenção. Além disso, discutimos como a interação com a IA, quando adequadamente mediada, pode desenvolver um processo cognitivo dinâmico e inclusivo, beneficiando assim os processos de aprendizagem.

Biografia do Autor

Luciana Helena da Silva Brito, Instituto Federal do Maranhão

Professora de Geografia do IFMA. Especialista em Inovação na Educação. Doutora em Geografia. Pós-Doutoranda em Educação, Tecnologia e Formação Docente na Universidade Católica Dom Bosco e Membro do Grupo de Pesquisa e Estudos em Tecnologias Educacionais e Educação a Distância (GETED).

Márcia Ambrósio, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pós-Doutora pela Universidade de Barcelona.  Professora Associada no Departamento de Educação e Tecnologias do Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal de Ouro Preto (CEAD/UFOP) e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Práticas Pedagógicas.

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

DA SILVA BRITO, Luciana Helena; RODRIGUES REZENDE, Márcia Ambrósio. IA E O USO DAS IMAGENS NAS APRENDIZAGENS COLABORATIVAS E INCLUSIVAS: UM ESTUDO DE CASO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–27, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2024.83216. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83216. Acesso em: 26 jul. 2025.