TEORIZAÇÕES INICIAIS: PRÁTICAS EDUCATIVAS E TECNOLOGIAIS DIGITAIS EM REDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.57293

Resumo

Edição v. 5, n. 1 (2021) - TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO NA AMAZÔNIA BRASILEIRA: ENTRE O LOCAL E O GLOBAL - PERSPECTIVAS E ESPECIFICIDADES

Biografia do Autor

Edmea Santos, UFRRJ

Professora Titular-Livre da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ.  Sites institucionais: http://cursos.ufrrj.br/posgraduacao/ppgeduc/www.proped.pro.br. Ambiente Virtual: www.docenciaonline.pro.br.

Felipe Carvalho, UERJ

Doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Educação ProPed/UERJ - Linha Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais. Mestre em Educação pelo ProPed/UERJ. Especialista em Educação com aplicação da Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ-2010). Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (2007). Membro do Grupo de Estudos em Gênero, Sexualidade e(m) Interseccionalidades na Educação e(m) Saúde (Geni) e do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GPDOC), ambos vinculados ao ProPEd/UERJ. Bolsista Nota 10 FAPERJ.

Referências

CARVALHO, Felipe da Silva Ponte de; SANTOS, Edméa Oliveira dos. Autorias partilhadas na interface cidade-redes digitais. Revista Interfaces Científicas-Educação, v. 6, n. 3, p. 29-40, 2018.

CARVALHO, Felipe; PIMENTEL, Mariano. Atividades autorais online: aprendendo com criatividade. SBC Horizontes, nov. 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/11/atividadesautorais/. Acesso em: 12 de janeiro de 2021.

CORRÊA, Juliane. CAMINHOS PARA OUTRA INVESTIGAÇÃO EDUCATIVA E SOCIAL NO CONTEXTO AMAZÔNICO: APROXIMAÇÕES POSSÍVEIS E NECESSÁRIAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 251-260. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56949

COSTA, Renato Pinheiro da; CASSIMIRO, Élida Estevão; SILVA, Rozinaldo Ribeiro da. TECNOLOGIAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 97-116. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53068

COSTA, Soraya Nurieh Auzier. TECNOLOGIA UBER NA CIDADE DE MANAUS: MOBILIDADE URBANA, REDES E CIBERCIDADES. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 261-271. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55959

FIGUEIREDO, Guilherme Gitahy de; SANTOS, Joelma Viana dos. “VIZINHAR” E DESCOLONIZAR A COMUNICAÇÃO NA(S) AMAZÔNIA(S): ENTREVISTA DE JOELMA VIANA DOS SANTOS COM GUILHERME GITAHY DE FIGUEIREDO. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 238-250. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56530

GIL, Juana Sancho. SABERES EN ACCIÓN PARA REPENSAR NUESTRA SOCIEDAD. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 138-154. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56473

LIMA Cinthya Maduro de; HORA, Dinair Leal da. CONCEPÇÕES DE INFORMÁTICA EDUCATIVA NA PERSPECTIVA DE EDUCADORES DA RME ANANINDEUA/PA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 26-57. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.54127

MARCHESI, Reinaldo de Souza; ALELUIA, José Roberto Sanabria de; BARBOSA, Ana Laide Soares; ARRUDA, Renato Fonseca. EDUCAÇÃO, CINEMA E LUTA POR DIREITOS: NARRATIVAS DA RESISTÊNCIA NA TERRA DO MEIO. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 167-209. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55200

MONTEIRO, Gilson Vieira. OS DILEMAS DO ENSINO DE COMUNICAÇÃO NA AMAZÔNIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 210-226. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.55401

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus. PEDAGOGIAS MEMÉTICAS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 294-308. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.55838

PESCE, Lucila; PEREIRA, Ana Pâmela Guimarães; ALMEIDA, Doriedon Alves de. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: FORMAÇÃO E PRÁXIS EM ESCOLAS RIBEIRINHAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 58-79. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.54919

PEIXOTO, Reginaldo; OLIVEIRA, Eloisa Elena de Moura Santos. AS MÍDIAS DIGITAIS NO CONTEXTO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: INFLUÊNCIAS NA EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 80-96. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53905

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020a. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online. Acesso em: 12 de janeiro de 2021.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Aprendizagem online é em rede, colaborativa: para o aluno não ficar estudando sozinho a distância. SBC Horizontes, jun. 2020b. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/06/aprendizagem-em-rede/. Acesso em: 12 de janeiro de 2021.

PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Ambiências computacionais para dinamizar sua aula online: é hora de ocuparmos ciberespaços! (Parte 1). SBC Horizontes, set. 2020c. ISSN 2175-9235. Disponível em: http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/09/ambienciascomputacionais/. Acesso em: 12 de janeiro de 2021.

SANTOS, Rosemary; RIBEIRO, Mayra R.F., CARVALHO, Felipe S.P. Educação Online: aprenderensinar em rede. Em: SANTOS, Edméa; PIMENTEL, Mariano; SAMPAIO, Fábio F. (Org.). Informática na Educação: cultura, sociedade, histórias e políticas. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2019. (Série Informática na Educação, v.1) Disponível em: https://ieducacao.ceie-br.org///educacaoonline/. Acesso em: 21 jan 2021.

SILVA, Aucirlene Santos da; CORDEIRO, Leonardo Zenha. NAS ALDEIAS E NAS RESERVAS EXTRATIVISTAS: IMAGENS E EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS AMAZÔNIDAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 227-237. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.56951

SILVA, Maria Jeane Souza de Jesus; DIAS, Geisa; ANECLETO, Araújo Úrsula Cunha. GÊNERO MEME E FORMAÇÃO DO HIPERLEITOR POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA INTERATIVA. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 117-137. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.53029

TORRES, Patrícia Lupion; LOPES, Jéssica Karollayne Pinheiro; CAMARGO, Rafael Augusto. APRENDIZAGEM COLABORATIVA E CARTOGRAFIA COGNITIVA: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO PROGRAMA AGRINHO COM BASE NO PENSAMENTO COMPLEXO. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 272-293. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2021.53643

WANZELER, Eglê Betânia; MENEZES, Maria Quitéria Afonso. A PRODUÇÃO DE AUDIOVISUAIS COMO NARRATIVA DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO E DE EMANCIPAÇÃO SOCIAL: A EXPERIÊNCIA DA TV LEPETE. Revista Docência e Cibercultura, v. 5, n. 1, jan-abr, 2021, p. 155-166. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.52882

Downloads

Publicado

2021-01-25

Como Citar

SANTOS, Edmea; CARVALHO, Felipe. TEORIZAÇÕES INICIAIS: PRÁTICAS EDUCATIVAS E TECNOLOGIAIS DIGITAIS EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 01–11, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.57293. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/57293. Acesso em: 5 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>