EDUCAÇÃO, ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81531Resumo
O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura sobre a inteligência artificial, e seus usos na Educação. Buscou-se reunir artigos e autores que tratam da temática de inteligência artificial nas áreas das Ciências Humanas e, especificamente, na área da Educação e do Ensino, para refletir se a teoria referente à IA tem sido aplicada efetivamente na Educação. A revisão de literatura foi realizada mediante a técnica de análise documental, a partir de artigos que versassem sobre o tema inteligência artificial ou machine learning, publicados entre os anos de 2018 e 2023, na plataforma Scielo Brasil. Foram examinados 8 (oito) artigos e a análise indica que a investigação da temática de IA na Educação ainda é incipiente e precisa ser aperfeiçoada. Além disso, identifica ser necessário que os profissionais docentes, as instituições de ensino que os formam e os ambientes educacionais onde trabalham devem investir na formação tecnológica para que consigam atuar com os artefatos e as novidades provenientes da inteligência artificial, visto que, a cada dia, eles vêm ganhando novos formatos e usos.
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