EDUCAÇÃO, ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81531

Resumo

O objetivo deste trabalho é realizar uma revisão da literatura sobre a inteligência artificial, e seus usos na Educação. Buscou-se reunir artigos e autores que tratam da temática de inteligência artificial nas áreas das Ciências Humanas e, especificamente, na área da Educação e do Ensino, para refletir se a teoria referente à IA tem sido aplicada efetivamente na Educação. A revisão de literatura foi realizada mediante a técnica de análise documental, a partir de artigos que versassem sobre o tema inteligência artificial ou machine learning, publicados entre os anos de 2018 e 2023, na plataforma Scielo Brasil. Foram examinados 8 (oito) artigos e a análise indica que a investigação da temática de IA na Educação ainda é incipiente e precisa ser aperfeiçoada. Além disso, identifica ser necessário que os profissionais docentes, as instituições de ensino que os formam e os ambientes educacionais onde trabalham devem investir na formação tecnológica para que consigam atuar com os artefatos e as novidades provenientes da inteligência artificial, visto que, a cada dia, eles vêm ganhando novos formatos e usos.

Biografia do Autor

Ana Cristina von Calmbach, UniCarioca

Formação: Mestranda em Novas Tecnologias Digitais na Educação pelo Centro Universitário Carioca – UNICARIOCA; Especialização em Direito Educacional pelo Centro Universitário de Araraquara - UNIARA (2017); Graduação em Direito pela Universidade Estácio de Sá (2011); Especialização em Administração Escolar pela Universidade Cândido Mendes (2005); Graduação em Pedagogia pela UFRJ (2004).

Atuação profissional: Servidora do IBGE, na área de Educação Corporativa, implementando cursos na plataforma da Escola Virtual IBGE e atendendo aos participantes dos cursos on-line e presenciais, oferecidos pela instituição. Anteriormente, atuei em função semelhante no Setor de Formação Permanente da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Unirio. Entre 2013 e 2015, exerci várias funções no Instituto Federal do Amapá – IFAP, desde a Coordenação Pedagógica do Ensino Técnico até a Coordenação de Apoio à Direção de Ensino.

Adriana da Silva Lisboa Tomaz , Centro Universitário Carioca - UniCarioca

Doutora em Ciências Humanas-Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019); Mestrado em Educação pela Universidade Estácio de Sá Linha de Representações Sociais (2010); Especialização Lato Sensu na UFF/RJ Formação de Professores em Empreendedorismo e Gestão para o Ensino Médio (2023). Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Cândido Mendes (Ucam) e Psicopedagoga Clínica pelo Centro Psicopedagógico do Rio de Janeiro (Ceperj). Especialização em Ciência das Religiões pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá (FIJ). Graduou-se em Pedagogia pela Faculdade de Educação de Joinville (SC).

Professora do mestrado em Novas Tecnologias Digitais na Educação do Centro Universitário Carioca - UNICARIOCA, atuando com a disciplina Desenvolvimento de Práticas Pedagógicas Inovadoras Aliadas da Educação do Século XXI e pesquisadora do Laboratório de Avaliação Educacional (LAEd) PUC-RIO. Professora aposentada da Educação Básica (Fundamental I). Servidora pública (SEEDUC) com atuação na Inspeção Escolar e na Formação da Escola de Aperfeiçoamento dos Servidores da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (UNIVERSEEDUC).

Jorge Eduardo Mansur Serzedello, Observatório Nacional

Servidor público federal do Observatório Nacional (ON), instituição de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Desde 2019, ocupa o cargo de gestor da Divisão de Tecnologia da Informação (DITIN) da instituição. Pesquisador na área de desenvolvimento de novos recursos digitais para a popularização e divulgação científica. Atua como professor no programa de pós-graduação stricto sensu da Universidade Unicarioca e do curso preparatório, Explicadores.net. Possui graduação em Computação pela Universidade Estácio de Sá, Pós-graduação em Engenharia de Redes pelo Instituto Infnet, mestre em novas tecnologias digitais aplicadas à educação pelo Centro Universitário Carioca, doutor em computação no Programa de Pós-graduação em Informática (PPGI) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ.

Downloads

Publicado

31-05-2025

Como Citar

VON CALMBACH, Ana Cristina; DA SILVA LISBOA TOMAZ , Adriana; MANSUR SERZEDELLO, Jorge Eduardo. EDUCAÇÃO, ENSINO E A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM CIÊNCIAS HUMANAS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–23, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.81531. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/81531. Acesso em: 9 jun. 2025.