PESQUISA, PRODUÇÃO E DIFUSÃO DE CONHECIMENTO SOBRE ÉTICA E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83137Resumo
A quarta revolução industrial apresenta características que precisam ser conhecidas e refletidas pelos profissionais em processo de formação. Somente por meio de uma educação que priorize o pensamento crítico e reflexivo será possível ampliar as possibilidades do uso consciente de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA). Recursos educacionais como artigos, livros e objetos de aprendizagem (OAs) são fundamentais neste processo. A fim de dar continuidade a uma pesquisa iniciada em 2016, que verificou a escassez de livros sobre ética em computação no Brasil e desenvolveu o OAXXX, buscaram-se identificar e produzir conhecimentos relacionando “Ética” e “Inteligência Artificial”, bem como ampliar o OAXXX para difundi-los. Realizou-se, então, uma pesquisa bibliográfica, tanto para identificar livros já publicados quanto para produzir novos conhecimentos e disponibilizá-los no OAXXX. Os principais resultados da pesquisa apresentada neste artigo incluem: busca por trabalhos relacionados, identificação de conceitos fundamentais, levantamento e classificação de livros publicados no Brasil que possuem a palavra-chave “Inteligência Artificial” ou “IA” em seu título, lista de possibilidades e de desafios relacionados ao avanço da IA e uma nova versão do OAXXX, contendo os conhecimentos produzidos pela pesquisa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).