INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA E ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS NO CONTEXTO DOS MULTILETRAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.81548Resumo
A partir de análises que incluíram o campo conceitual e de práticas educacionais envolvendo os últimos desenvolvimentos da Inteligência Artificial Generativa e a pedagogia dos multiletramentos, o presente estudo teve o objetivo de compreender como alunos de um curso de bacharelado multidisciplinar utilizam a IA generativa. Buscou-se também verificar como os alunos compreendem os pontos positivos e negativos dessa tecnologia para a sua própria formação intelectual em uma perspectiva crítica e transformadora. A partir do desenvolvimento de um módulo curricular sobre o tema com os alunos, procedeu-se a uma sondagem de opinião para levantamento de opiniões dos mesmos. Resultados apontaram o uso moderado da tecnologia, e uma importante percepção crítica sobre seu uso e consequências, em processos de aprendizagem dos alunos, bem como cuidados adotados e percepções sobre benefícios e consequências sociais do novo serviço tecnológico. Ao se analisar tais resultados à luz de outros estudos recentes, constatou-se a fragilidade de alguns achados de pesquisa, particularmente no que se refere a possíveis benefícios à aprendizagem dos alunos do ensino superior. Isso recomenda cautela e o desenvolvimento de mais e melhores ações educacionais visando o uso positivo e responsável da IA generativa pelos alunos no contexto da educação formal e na sociedade.
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