IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EQUIDADE E DESAFIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83188

Resumo

Este estudo investiga o uso e os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na educação básica, tendo como objetivo realizar uma análise crítica de estudos existentes para compreender os impactos negativos e positivos da IA na educação e identificar estratégias destinadas a promover equidade em sua implementação educacional. Utilizou-se revisão bibliográfica através do Google Acadêmico e da plataforma Periódicos Capes, resultando na seleção de 20 artigos alinhados aos objetivos da pesquisa, dos quais 7 foram aprofundados. Os resultados evidenciam uma urgência na implementação de estratégias que garantam equidade e acessibilidade para todos os estudantes. Além disso, ressalta-se a relevância de políticas educacionais que considerem as necessidades das comunidades menos favorecidas, incluindo aprimoramento na formação dos professores e a disponibilização de recursos tecnológicos acessíveis a todos. Essas descobertas oferecem perspectivas valiosas para pesquisas futuras, destacando a importância de considerações éticas durante a implementação da IA, a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras e a avaliação precisa dos efeitos específicos da IA na qualidade da educação.

Biografia do Autor

Maria do Amparo da Silva Nunes, UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS-UFAL

Possuo graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Alagoas (2007). Pós graduação em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira pela UNINTER; pós graduada em Gestão do Ensino Superior pela FERA. Mestre em Educação pela UFAL. Trabalha como professora na ESCOLA ESTADUAL GRACILIANO RAMOS. Trabalho com Itinerários formativos: Projeto de vida, Oferta eletiva, Projeto integrador, Estudos Orientados e Trilhas de aprofundamento. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em LÍNGUA PORTUGUESA. Acredito na transformação social por meio da educação e pesquisa. É supervisora do PIBID na Uneal Campus III.

Luis Paulo Leopoldo Mercado , UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

Bolsista de Produtividade do CNPq. Professor Titular da Universidade Federal de Alagoas com atuação na graduação em Pedagogia e na Pós-Graduação - Mestrado e Doutorado em Educação e Doutorado em Ensino - Rede Nordeste de Ensino (Renoen). Bolsista Produtividade em Pesquisa 2 do CNPq. Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Licenciado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Bacharel em Direito (CESMAC, 2012). Realizou Aperfeiçoamento em Tecnologias Digitais na Educação (UFC, 2021), Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação Básica pela UNESCO (UNESCO/OEA). Líder do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online, certificado pelo CNPq.

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Publicado

31-05-2025

Como Citar

DA SILVA NUNES, Maria do Amparo; MERCADO , Luis Paulo Leopoldo. IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EQUIDADE E DESAFIOS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.12957/redoc.2025.83188. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/83188. Acesso em: 26 jul. 2025.