IMPACTO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EQUIDADE E DESAFIOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2025.83188Resumo
Este estudo investiga o uso e os efeitos da Inteligência Artificial (IA) na educação básica, tendo como objetivo realizar uma análise crítica de estudos existentes para compreender os impactos negativos e positivos da IA na educação e identificar estratégias destinadas a promover equidade em sua implementação educacional. Utilizou-se revisão bibliográfica através do Google Acadêmico e da plataforma Periódicos Capes, resultando na seleção de 20 artigos alinhados aos objetivos da pesquisa, dos quais 7 foram aprofundados. Os resultados evidenciam uma urgência na implementação de estratégias que garantam equidade e acessibilidade para todos os estudantes. Além disso, ressalta-se a relevância de políticas educacionais que considerem as necessidades das comunidades menos favorecidas, incluindo aprimoramento na formação dos professores e a disponibilização de recursos tecnológicos acessíveis a todos. Essas descobertas oferecem perspectivas valiosas para pesquisas futuras, destacando a importância de considerações éticas durante a implementação da IA, a exploração de abordagens pedagógicas inovadoras e a avaliação precisa dos efeitos específicos da IA na qualidade da educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Docência e Cibercultura

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).